Uma atitude simples, de solidariedade, e que pode salvar muitas vidas! Na quarta-feira, 13, a Secretaria estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) iniciou uma campanha de doação de sangue, com participação de seus servidores e colaboradores, na sede da pasta, na capital. A iniciativa, em parceria com o Instituto Hemocione, teve como objetivo aumentar o estoque do Hemorio. A iniciativa deverá ser ampliada para outros setores da administração estadual, na Região Metropolitana e no interior, para reforçar os estoques dos hemocentros fluminenses.
Nesta semana, inclusive, A VOZ DA SERRA recebeu informações de pacientes da rede particular de Nova Friburgo que cirurgias eletivas estariam sendo remarcadas devido a dificuldades para conseguir sangue, principalmente do tipo O negativo. Nesta quinta-feira, 14, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que os estoques de sangue no Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins, que fornece sangue para a rede pública do município, estaria com o nível do estoque satisfatório, mas reforçou a importância da doação de sangue durante todo o ano, já que a iniciativa, além de salvar vidas, contribui para a recuperação da saúde de muitas pessoas que necessitam.
A doação de sangue é um gesto altruísta e de amor ao próximo. No entanto, a demanda é constante e urgente, sobretudo em períodos em que há uma redução nos estoques dos bancos de sangue, como nas férias, festas regionais, durante o inverno ou em feriados prolongados. A escassez pode prejudicar seriamente o atendimento médico e colocar vidas em risco – vale destacar que não há um substituto para o sangue, e sua disponibilidade é essencial em diversas situações.
“Ainda não conseguimos produzir sangue em laboratório, por isso precisamos que as pessoas se mobilizem para a doação deste material tão nobre. Essas ações são muito importantes para que possamos aproximar a instituição coletora – no caso, o Hemorio – dos profissionais em seus locais de trabalho. Nosso intuito aqui é trazer essa possibilidade para perto das pessoas. Essa parceria é muito boa para nós, e a mobilização de todos faz com que essa ação seja um sucesso”, declarou o médico Allan Semeghini, do HemoRio.
Quem pode doar
Para doar, não precisa muita coisa: basta estar com boa saúde, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 18 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem participar, se acompanhados do responsável legal ou portando autorização deste, com fotocópia do documento de identidade do responsável. Não perca tempo e ajude a salvar vidas!
Doar sangue é um dos gestos mais lindos e solidários que alguém pode ter. É doar um pedacinho de si para salvar vidas que muitas vezes nem conhecemos. É um ato simples, rápido, mas que faz uma diferença enorme para quem está precisando. Mais do que um gesto de amor ao próximo, é um compromisso com a vida.
Em Nova Friburgo, o hemocentro regional funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, e recebe voluntários para doação de sangue, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30.
Deixe o seu comentário