Uso de máscara deixa de ser obrigatório também em locais fechados de Friburgo

Conforme novo decreto de Johnny Maycon, recomendação continua valendo apenas para espaços de saúde, escolas e ônibus
sábado, 19 de março de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Máscara jogada fora em Nova Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Máscara jogada fora em Nova Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

Em decreto publicado no Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira, 18, o prefeito Johnny Maycon acabou com a obrigatoriedade do uso de máscaras contra a Covid-19 também em ambientes fechados de Nova Friburgo. A decisão ocorre uma semana depois da liberação da proteção facial em espaços abertos da cidade e quase dois anos depois do início da pandemia, em março de 2020.

O primeiro decreto tornando obrigatório o uso de máscaras eem todo o município, sob pena de punição aos infratores, foi o 545, de 22 de abril de 2020, ainda no governo Renato Bravo.

Mais uma vez, Johnny Maycon  foi à sacada do Palácio Barão de Nova Friburgo anunciar em rede social  a novidade, que, como mostrou A VOZ DA SERRA na semana passada, vem dividindo os friburguenses. O prefeito  deixou claro, no entanto, que quem quiser continuar usando máscara tem total liberdade para fazê-lo, se jugar conveniente.

Nos “considerandos”, o decreto 1.376 afirma que o município apresenta neste momento cenário epidemiológico estável e já superou o estado de calamidade pública em razão da pandemia, estando “livre de seus efeitos”.

O artigo primeiro  mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais de assistência e/ou de interesse à saúde e recomenda  a proteção, tanto  em ambientes quanto fechados, por pessoas imunodeprimidas, com comorbidades de alto risco, não vacinadas e com sintomas de síndrome gripal, além de escolas e no transporte público. 

O decreto também recomenda a manutenção de distanciamento físico e minimização de aglomerações, além de sanitização frequente das mãos.

Assim como o decreto 1.362 liberando máscaras ao ar livre, publicado na tarde de sexta-feira da semana passada, 11, a nova norma tem validade imediata.

Friburgo pioneira

Nova Friburgo foi a primeira cidade da região a flexibilizar o uso de máscaras, inicialmente em espaços abertos, pouco mais de uma semana após o feriadão de carnaval, quando desfiles foram proibidos, mas bares e eventos na cidade ficaram cheios. A liberação em locais abertos em Friburgo ocorreu apenas três dias após a mesma medida ser adotada para locais fechados na capital do estado, onde a proteção facial em ambientes abertos já era facultativa desde outubro.

Segundo o mais recente boletim da prefeitura, apenas 76 testes de Covid-19 foram aplicados nos postos de triagem do município nesta sexta-feira, 18. Desse total, somente três resultaram positivo. A partir desta segunda-feira, 21, o Centro de Triagem da Via Expressa, que funcionou por cerca de um ano, será desativado. Os testes agora passarão a ser feitos apenas no posto do Suspiro.

Leitos zerados

A ocupação de leitos nos hospitais da cidade continua zerada em todas as UTIs Covid e se limita a três pacientes nas enfermarias - um cada um dos três hospitais da cidade, à exceção do São Lucas, que também está zerado. No total, a cidade registrou, nesses dois anos de pandemia, 29.833 casos de coronavírus, com 927 mortes.

Casos caíram 88,23%

Até o último dia 12, segundo a prefeitura, a cobertura vacinal contra a Covid=19 em Nova Friburgo chega a 96,61%  da população-alvo. O número de casos caíram 88,23% nos últimos 30 dias e a quantidade de internados está abaixo de 10% em todos os hospitais da cidade, incluindo o único público e os três da rede privada de saúde. 

 
A 73ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta, 18, mostra o Estado do Rio pela segunda semana consecutiva em bandeira verde, de risco muito baixo para a doença. O mapa desta semana mostra que a Região Serrana permanece em bandeira amarela (risco baixo).

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra