Em decreto publicado no Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira, 18, o prefeito Johnny Maycon acabou com a obrigatoriedade do uso de máscaras contra a Covid-19 também em ambientes fechados de Nova Friburgo. A decisão ocorre uma semana depois da liberação da proteção facial em espaços abertos da cidade e quase dois anos depois do início da pandemia, em março de 2020.
O primeiro decreto tornando obrigatório o uso de máscaras eem todo o município, sob pena de punição aos infratores, foi o 545, de 22 de abril de 2020, ainda no governo Renato Bravo.
Mais uma vez, Johnny Maycon foi à sacada do Palácio Barão de Nova Friburgo anunciar em rede social a novidade, que, como mostrou A VOZ DA SERRA na semana passada, vem dividindo os friburguenses. O prefeito deixou claro, no entanto, que quem quiser continuar usando máscara tem total liberdade para fazê-lo, se jugar conveniente.
Nos “considerandos”, o decreto 1.376 afirma que o município apresenta neste momento cenário epidemiológico estável e já superou o estado de calamidade pública em razão da pandemia, estando “livre de seus efeitos”.
O artigo primeiro mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais de assistência e/ou de interesse à saúde e recomenda a proteção, tanto em ambientes quanto fechados, por pessoas imunodeprimidas, com comorbidades de alto risco, não vacinadas e com sintomas de síndrome gripal, além de escolas e no transporte público.
O decreto também recomenda a manutenção de distanciamento físico e minimização de aglomerações, além de sanitização frequente das mãos.
Assim como o decreto 1.362 liberando máscaras ao ar livre, publicado na tarde de sexta-feira da semana passada, 11, a nova norma tem validade imediata.
Friburgo pioneira
Nova Friburgo foi a primeira cidade da região a flexibilizar o uso de máscaras, inicialmente em espaços abertos, pouco mais de uma semana após o feriadão de carnaval, quando desfiles foram proibidos, mas bares e eventos na cidade ficaram cheios. A liberação em locais abertos em Friburgo ocorreu apenas três dias após a mesma medida ser adotada para locais fechados na capital do estado, onde a proteção facial em ambientes abertos já era facultativa desde outubro.
Segundo o mais recente boletim da prefeitura, apenas 76 testes de Covid-19 foram aplicados nos postos de triagem do município nesta sexta-feira, 18. Desse total, somente três resultaram positivo. A partir desta segunda-feira, 21, o Centro de Triagem da Via Expressa, que funcionou por cerca de um ano, será desativado. Os testes agora passarão a ser feitos apenas no posto do Suspiro.
Leitos zerados
A ocupação de leitos nos hospitais da cidade continua zerada em todas as UTIs Covid e se limita a três pacientes nas enfermarias - um cada um dos três hospitais da cidade, à exceção do São Lucas, que também está zerado. No total, a cidade registrou, nesses dois anos de pandemia, 29.833 casos de coronavírus, com 927 mortes.
Casos caíram 88,23%
Até o último dia 12, segundo a prefeitura, a cobertura vacinal contra a Covid=19 em Nova Friburgo chega a 96,61% da população-alvo. O número de casos caíram 88,23% nos últimos 30 dias e a quantidade de internados está abaixo de 10% em todos os hospitais da cidade, incluindo o único público e os três da rede privada de saúde.
A 73ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta, 18, mostra o Estado do Rio pela segunda semana consecutiva em bandeira verde, de risco muito baixo para a doença. O mapa desta semana mostra que a Região Serrana permanece em bandeira amarela (risco baixo).
Deixe o seu comentário