A Usina Cultural Energisa em Nova Friburgo, que tem como gestora a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e patrocínio da concessionária de energia elétrica Energisa, dá continuidade às comemorações pelos seus 20 anos de atividades, que serão completados a completar no dia 9 de junho, com uma exposição virtual.
No próximo sábado, 15, termina a exposição virtual “Água Viva”, da artista plástica Rose Aguiar, e no domingo, 16 – aniversário de 203 anos de Nova Friburgo – começará a mostra da fotógrafa Regina Lo Bianco, “Recantos e encantos de Salinas”. Já no próximo dia 27, às 13h, está programada uma mesa redonda, também virtual, com a secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
Para a fotógrafa Regina Lo Bianco, que selecionou dez imagens para a nova exposição, “Salinas é um lugarejo de rara beleza cênica, assim como Conquista, Campo do Coelho, Pilões, entre outros. Em Nova Friburgo, por todos os lados somos surpreendidos por recortes de montanhas, vales e rios. A produção de hortaliças, na sua simplicidade, nos mostra um conjunto de beleza incrível, com nascentes, rios, lagos e cumes de montanhas”. Quem quiser navegar e realizar um tour virtual de 360 graus, basta clicar aqui.
Economia Criativa como fonte de trabalho e renda no pós pandemia
Nova Friburgo vem desenvolvendo nos últimos cinco anos um polo audiovisual, cuja agência de gestão, Serra Ação, foi criada a partir de oficinas de capacitação e consultoria com especialistas, oferecidas pela Fundação Ormeo Junqueira Botelho, com o patrocínio da Energisa. As duas instituições, que atuam na área cultural do município há 20 anos, se uniram para promover uma mesa redonda virtual com o objetivo de apontar coletivamente caminhos possíveis de trabalho e renda pós pandemia.
O evento, que será transmitido ao vivo no YouTube e Facebook da Fundação Ormeo Botelho no dia 27, às 13h, contará com as presenças, além de Danielle Barros, de Joffre Evandro Silva (secretário de Cultura de Nova Friburgo); Carolyne Gomes (coordenadora de Economia Criativa do Sebrae RJ); César Piva (diretor do Polo de Audiovisual da Zona da Mata Mineira) e Paula Tavares (diretora executiva da agência de gestão do Serra Ação, do Polo Audiovisual de Nova Friburgo e região). O mediador será Yan Muniz.
Serviço
Exposição Virtual “Recantos e encantos de Salinas”, da fotógrafa Regina Lo Bianco
16 de maio a 30 de junho
Galeria virtual (360 graus)
Mesa Redonda Virtual “Economia Criativa como fonte de trabalho e renda pós pandemia”
27 de maio, às 13h
Mais informações e contato: facebook.com/usinaculturalfriburgo
Deixe o seu comentário