Upam do Parque dos Três Picos flagram desmatamento irregular

Árvores foram derrubadas em uma área de mata nativa em Nova Friburgo., Serviço era feito no local sem expedição de licença ambiental
sexta-feira, 18 de outubro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Upam)
(Foto: Upam)

A partir de informações anônimas passadas ao Linha Verde (telefone 0300 253 1177), um serviço do programa Disque Denúncia, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, criado para receber denúncias de crimes ambientais, permitiu a interrupção de mais um desmatamento em área protegida na Região Serrana. Na última quinta-feira, 17, motivados pela denúncia anônima, agentes da 5ª Unidade de Polícia Ambiental (Upam) do Parque Estadual dos Três Picos flagraram a derrubada de árvores nativas da Mata Atlântica em uma área de aproximadamente 500 metros que integra o parque, em Nova Friburgo. No local também havia uma obra de alvenaria sendo erguida. 

Os policiais abordaram um homem que estava no local, mas ele não apresentou licença ambiental da Prefeitura de Nova Friburgo para a supressão da mata nativa. Diante do flagrante, ele foi conduzido pelos policiais da 5ª Upam à 151ª DP para registro da ocorrência. Em média, mais de 80 ocorrências de desmatamento em áreas de proteção ambiental em Nova Friburgo têm sido denunciadas ao Linha Verde pela população.

Agressão ambiental aumenta na serra 

Um levantamento do Linha Verde mostra que o desmatamento de áreas de mata nativa vem aumentando na Região Serrana. Só no primeiro semestre deste ano, por exemplo, foram mais de 80 denúncias registradas, englobando também construções irregulares e maus-tratos a animais. Somente em Nova Friburgo, o Linha Verde contabilizou neste período 22 denúncias de degradação de áreas de preservação permanente.   

Como denunciar 

Em Nova Friburgo e em toda a região serrana, a população pode denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177 ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, ambos possuem WhatsApp anonimizado, técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo aplicativo do Disque Denúncia ou ainda pelo site www.disquedenuncia.org.br ou na fanpage do Linha Verde no Facebook. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: