Teve emoção, lances difíceis para a interpretação da arbitragem, gols e festa. Todos os ingredientes de uma decisão histórica, não só por reunir dois dos melhores times do futebol amador de Nova Friburgo, como também por marcar o primeiro grito oficial de campeão em meio à luta contra a Covid-19. A comemoração do Unidos do Alto, do Alto de Olaria, parece contagiar a todos nesta corrente pelo retorno à vida normal, embora todos os cuidados possíveis ainda sejam fundamentais para derrotar a pandemia definitivamente.
Se tratando propriamente da decisão do Campeonato da Cidade 2020, realizada na tarde do último domingo, 17, no estádio Márcio Branco, no Stucky, o público compareceu em número bastante razoável. Que certamente seria maior em caso de normalidade. Mas o barulho criou toda a saudosa atmosfera que, aos poucos, volta a tomar conta dos estádios por todo o Brasil.
No encontro entre as melhores campanhas da competição, o equilíbrio esperado foi confirmado dentro das quatro linhas. E, no tempo normal, prevaleceu o empate por 1 a 1. O São Pedro abriu o marcador com Luiz Felipe, mas o Unidos do Alto foi buscar o gol de empate através de Guilherme.
Na decisão por pênaltis, os representantes do Alto de Olaria e do sétimo distrito eram impecáveis até as cobranças finais. Foi quando Dayvid caiu e, com o pé, defendeu o chute rasteiro de Bruno Leal. Capitão do Alto, Douglas Café, bateu a penalidade do título no mesmo canto. O goleiro do São Pedro até acertou o lado, mas a precisão da cobrança tirou as chances de defesa. Festa do Unidos do Alto de Olaria, bicampeão da cidade e que levou a taça também na edição de 2018.
O Campeonato da Cidade teve início em 2020, foi interrompido por conta da pandemia e retomado após a liberação por parte das autoridades competentes. Vice campeão, o São Pedro da Serra reinou praticamente absoluto durante a fase de classificação, conquistando 21 pontos.
Nas semifinais, passou pelo Nilo Martins goleando por 4 a 0. Já o campeão, Unidos do Alto somou 13 pontos na primeira fase, cresceu com o passar dos jogos em diante do São Luiz, carimbou o passaporte para a decisão ao vencer por 3 a 2.
A edição de 2020, organizada por Jorge Freiman, reuniu um total de oito equipes e a pontuação foi feita, durante a disputa da primeira fase, no sistema corrido. Os quatro primeiros colocados avançaram para as semifinais.
Campeonato da Cidade
7ª rodada - 12/09 (Riograndina)
São Luiz 2 x 1 Nilo Martins
Pistão 0 x 1 Roma
8ª rodada - 19/09 (Riograndina)
Unidos do Alto 1 x 1 Nilo Martins
São Luiz 1 x 0 Roma
9ª rodada - 26/09 (São Pedro da Serra)
São Luiz x Unidos do Alto
São Pedro da Serra x Pistão
10ª rodada - 03/10 (Amparo)
Unidos do Alto 4 x 0 Roma
Semi final - 10/10 (Amparo)
São Luiz 2 x 3 Unidos do Alto
São Pedro 4 x 0 Nilo Martins
Final dia 17/10 (Stucky)
São Pedro 1(5) x (4)1 Unidos do Alto
Deixe o seu comentário