Única sexta-feira 13 do ano chega em meio a notícias tristes

Mesmo para quem não é supersticioso, data não passa despercebida, pois é cercada de crendices
quinta-feira, 12 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Única sexta-feira 13 do ano chega em meio a notícias tristes

A única sexta-feira 13 de 2021, com Lua Nova, chega em clima de muitas notícias tristes, como duras perdas na teledramaturgia brasileira (os atores Paulo José e Tarcísio Meira) e as incertezas que continuam sendo geradas pela pandemia. Sextas-feiras 13 ocorrem sempre que o primeiro dia do mês cai em um domingo - caso deste agosto de 2021. Em 2020 houve só duas, em março e novembro.

Mesmo para quem não é supersticioso, a data não passa de todo despercebida, já que é cercada de crendices. Trata-se de uma data perdida no calendário para muita gente que evita viajar ou até sair de casa para não dar chance ao azar.

Azar

A crença de azar nas sexta-feiras 13 é mais popular entre os povos cristãos, fazendo parte do cotidiano de muitos países. Isso porque Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira e, na sua última ceia, havia 13 pessoas, entre elas Judas Iscariotes, considerado um traidor - a 13ª pessoa, no caso.

Além disso, o número 13 é indicado como a "marca da besta" no Livro do Apocalipse. É também visto como um número "imperfeito", se comparado ao número 12, que aparece em referências bíblicas (12 apóstolos e as 12 tribos de Israel, por exemplo). Alguns eventos históricos caíram numa sexta-feira 13, como a de dezembro de 1968, quando o governo militar brasileiro decretou o AI-5, ato institucional que retirava direitos do povo e permitiu que ocorressem torturas e assassinatos.

Segundo uma lenda nórdica, quando as tribos alemãs se converteram ao cristianismo, Friga, a deusa do amor e da beleza (que deu origem a friadagr, “sexta-feira”)  foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas-feiras com outras 12 mulheres, totalizando 13 bruxas rogando pragas aos humanos. Também na mitologia grega os deuses eram 12 e a chegada de mais um trazia disputas e discórdias.

Sorte

Em várias regiões do planeta, o número 13 é sinônimo de bons fluidos. O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de prosperidade e sorte. Assim, na Índia o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, os místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o 13 como algo santo: adoravam 13 cabras sagradas. 

Já para a civilização cristã nos EUA, o 13 também é bem visto, pois totaliza os estados que inicialmente constituíam a federação americana. Além disso, o lema latino da federação, E pluribus unum (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; e a águia americana está revestida de 13 penas em cada asa. Aqueles que acreditam na sorte da tão mal falada sexta-feira 13 costumam aproveitar a data para fazer uma fezinha nos jogos e até mesmo simpatias. Seja qual for a crença, a 13 não deixa de ser uma sexta qualquer: o melhor dia da semana para quem folga no sábado.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: