A uma semana do verão, uma prévia do calor que nos espera

Nova estação será um pouco mais chuvosa que o normal, devido ao La Niña moderado. E vem mais chuva no Natal
terça-feira, 15 de dezembro de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A folha tapando o sol lembra o eclipse desta segunda (Foto: Johnny Knupp)
A folha tapando o sol lembra o eclipse desta segunda (Foto: Johnny Knupp)

O dia de sol e calor nesta terça-feira, 15, fez lembrar o friburguense de que o verão está bem próximo: a estação mais quente chega, oficialmente, na segunda que vem, dia 21, pontualmente às 7h02.

Segundo o Climatempo, o verão 2020/2021 terá a influência do fenômeno La Niña (resfriamento das águas do Pacífico) de moderada a forte intensidade. Mesmo assim, as precipitações sobre o Brasil não vão sentir os efeitos clássicos do La Niña. Portanto, não deverá chover tanto mais no Sudeste.

Janeiro, um mês tradicionalmente chuvoso, terá precipitação acima da média climatológica no Estado do Rio. O mesmo vale para o mês de fevereiro. Já março promete surpreender em grande parte do país, pela quantidade volumosa de chuva em algumas áreas e pela grande deficiência em outras. No caso do Estado do Rio, deve chover menos do que a média normal.

As projeções dos modelos de previsão de médio prazo indicam a formação de um outro canal de umidade descendo da Amazônia para o Sudeste (a chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul, ou ZCAS, que provoca chuvas contínuas)  na época do Natal. Ainda não se pode afirmar com precisão, mas talvez um novo evento de ZCAS se forme na última semana de 2020.

Com a formação dessa nova ZCAS, são esperados grandes volumes de chuva no período entre 24 e 28 de dezembro. No caso de Nova Friburgo, os dias devem seguir instáveis, com períodos de sol e possibilidades de temporais todos os dias, até o fim do mês, com temperaturas elevadas como  a desta terça, quando a máxima chegou a 26 graus.

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima