Um mês e um dia depois, Friburgo volta a registrar morte por Covid

Paciente de 79 anos e com comorbidades estava na UTI do Raul Sertã e tinha tomado duas doses da vacina
terça-feira, 18 de janeiro de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
O Hospital Municipal Raul Sertã (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
O Hospital Municipal Raul Sertã (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Bastou Nova Friburgo completar um mês sem nenhuma morte por Covid-19 para, um dia depois, no último sábado, 15, ocorrer um óbito. No total, a cidade registra agora 869 mortes pela doença. A última havia ocorrido em 14 de dezembro.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente que morreu estava internado na UTI do Raul Sertã e tinha recebido duas doses de vacina contra a Covid. Era paciente idoso (79 anos) e tinha comorbidades.

Devido a uma instabilidade do sistema, a Secretaria Municipal de Saúde não  emitiu boletim sobre o número de casos nesta segunda-feira, 17, mas apenas o da ocupação dos hospitais. Pela primeira vez desde novembro, quando os leitos de UTI para Covid em todos os hospitais da cidade ficaram finalmente vazios, desde sexta-feira voltaram a receber pacientes.

Na sexta, o Hospital Serrano tinha dois leitos de UTI ocupados por pacientes com Covid. No sábado, eles receberam alta, mas outros dois leitos de UTI voltaram a ser ocupados, no Hospital Municipal Raul Sertã e no da Unimed. No domingo e na segunda, estava apenas um internado, na Unimed.

Já nas enfermarias a ocupação é maior: dos 32 leitos para Covid disponíveis em toda a cidade, 13 estavam ocupados na sexta, 17 no fim de semana e 15 nesta segunda. A pressão é maior no Raul Sertã, que já tinha aumentado a sua capacidade na semana passada e agora está com nove de seus 11 leitos ocupados.

Conforme o último boletim disponível, o total de infectados em Friburgo desde o início da pandemia totalizava até sexta-feira 26.328 pessoas, um aumento de 67 casos confirmados em 24 horas.

O número de casos recuperados estava em 19.746, o de descartados era de 25.481 e o de testes realizados, 51.734, dos quais 50% resultaram positivo. Havia  ainda dois óbitos suspeitos de Covid sendo investigados.

Relembre a evolução

Em 5 de novembro, A VOZ DA SERRA noticiava que, pela primeira vez no início da pandemia, tanto a UTI quanto a enfermaria  Covid do Hospital Municipal Raul Sertã estavam zeradas de pacientes. O último paciente que estava na UTI havia recebido alta ainda naquele dia. A enfermaria já estava vazia dias antes.  No dia 27 de outubro, as taxas das enfermarias de toda a rede hospitalar do município foram zeradas pela primeira vez em 2021. 

Mas a situação mudou radicalmente ao longo da semana passada. Em 24 horas, de terça para quarta passadas, dobrou a ocupação dos leitos de enfermaria para  Covid-19 em Nova Friburgo. Já sem vagas na enfermaria, na quinta passada o Raul Sertã ampliou o número de leitos de seis para 11, internando sete pessoas e ficando mais desafogado. 

Como mostrou A VOZ DA SERRA na semana passada, somente entre os últimos dias 3 e 11 deste mês foram registrados no município 246 casos positivos da doença, um número 355% maior que os registrados durante todo o mês de dezembro de 2021.

Além da Covid-19, os casos de Influenza também vem registrando crescimento exponencial em Nova Friburgo. Na terça-feira passada, último balanço divulgado,   441 pessoas já haviam testado positivo para a gripe e havia nove internadas nos hospitais da cidade.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra