A Igreja Católica celebra nesta quarta-feira, 12, o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. A data é feriado nacional em louvor a santa. Nas capelas dedicadas a ela em Nova Friburgo, haverá programação especial com celebrações religiosas. Na Capela de N.S. Aparecida no bairro Catarcione, as atividades começam às 7h com o Terço das Famílias. Às 10h será celebrada missa solene com o bispo diocesano Dom Luiz Antonio Lopes Ricci; às 16h, missa campal seguida de procissão pelas ruas do Catarcione e às 19h show com o ministério de música Rainha Aparecida.
Já na capela da padroeira do Brasil no loteamento Parada Folly, no distrito de Amparo, às 8h haverá repique dos sinos e terço. Às 16h, missa solene, seguida de procissão pelos arredores da capela com coroação da imagem de N.S. Aparecida.
Na capela de N.S. de Fátima, dos Arautos do Evangelho, na Alameda Visconde de Abaeté, 31, no Parque São Clemente, também haverá missas nesta quarta-feira, 12, em louvor à padroeira do Brasil, às 7h e às 19h.
História
Em 1717, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de pescar alguns peixes para o jantar do Conde de Assumar, mas os pescadores tiveram dificuldade na missão. Quando estavam quase desistindo, João Alves apanhou uma imagem: primeiro o corpo, depois a cabeça, e enrolou as partes em um pano. Era a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, as redes, até então vazias, se encheram de peixes.
Dezessete anos depois do achado, em 1734, foi construída a primeira capela, que rapidamente se tornou um ponto de peregrinação para os viajantes. Em 1868, a Princesa Isabel ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem. Em 16 de julho de 1930, Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua padroeira oficial, por decreto do Papa Pio XI que legitimou um fato já consagrado pelo povo e 50 anos depois, em 1980, o dia 12 de outubro foi decretado feriado oficial no país.
Deixe o seu comentário