Tabelião que atirou na família vai ser transferido de hospital penal para presídio comum

Para juiz da 1ª Vara Criminal de Friburgo, “inexiste prova de que o acusado sofra de perturbação mental”
sexta-feira, 20 de agosto de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A arma usada no crime, apreendida pelos policiais do 11º BPM (Foto: 11 BPM)
A arma usada no crime, apreendida pelos policiais do 11º BPM (Foto: 11 BPM)

O juiz Marcelo Alberto Chaves Villas, da 1ª Vara Criminal de Nova Friburgo, determinou a transferência de Ricardo Pinheiro Juca do hospital penal psiquiátrico onde está, no Rio,  para um presídio comum. Na sexta-feira passada, 13, ele atirou contra a mulher, grávida de 6 meses, e os sogros, na casa da família no Cônego.  Morreram baleadas Nahaty Gomes de Mello, de 33 anos, e sua mãe, Rosimery Gomes da Cunha, de 67. O sogro, Wellington Braga Mello, de 75, sobreviveu e está  hospitalizado.

O tabelião de 43 anos foi indiciado pela polícia  pelos crimes de dois feminicídios consumados, aborto e tentativa de homicídio. Somadas, as penas podem chegar a 84 anos.

A denúncia apresentada pelo Ministério Público contra o réu à Justiça ratifica a conversão da prisão em flagrante em  preventiva e determina a transferência. Segundo a decisão do juiz Villas, “a denúncia narra crimes bárbaros” e “inexiste prova de que o acusado sofra de perturbação mental”. O juiz assinala que, por ser  praticante de tiro desportivo, o réu foi  submetido a exame psicológico, sem restrição da capacidade cognitiva, pois tal exigência faz parte do Estatuto do Desarmamento. 

Villas considerou também que o “surto psicológico” alegado inicialmente para cometer os crimes, de forma superficial, não justifica a presunção de inimputabilidade do réu. 

Em postagem pública em rede social, uma parente próxima das vítimas contou detalhes da tragédia na casa do Cônego. Segundo ela, Nahaty teria sido alvejada enquanto estava deitada na cama, lanchando. Ela teria levado três tiros na cabeça e um na barriga. A mãe subiu as escadas correndo e também foi  atingida. O pai levou dois tiros ao tentar sair pela porta. “Peço que meu grito seja ecoado para essas mulheres que se submetem a homens violentos, dominadores, ciumentos”, escreveu ela.

 

LEIA MAIS

Ele é acusado de distribuir balas e doces na vizinhança e levou vítima para sua casa

Vítima não tinha antecedentes criminais. "Já temos uma linha de investigação, mas ainda é prematuro falar", diz delegado

O que teria comovido criminosos foi cadeirinha especial de criança. Tanque não estava cheio, como disseram

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: crime