Ladrões arrependidos devolvem carro roubado com pedido de perdão

O que teria comovido criminosos foi cadeirinha especial de criança. Tanque não estava cheio, como disseram
quinta-feira, 01 de setembro de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A criança de volta à sua cadeirinha especial, após a devolução pelos ladrões
A criança de volta à sua cadeirinha especial, após a devolução pelos ladrões

Ladrões arrependidos devolveram um  carro horas depois de ser roubado na porta da garagem de uma casa, acompanhado de um bilhete com pedido de perdão. O caso inusitado aconteceu  em Cariacica (ES) no último domingo, 28.

A vítima, Rosyneide Almeida, estava abrindo o portão da garagem, com os dois filhos dentro do carro, no momento da abordagem por um dos bandidos, que chegaram também de carro. O ladrão  a mandou retirar as crianças de dentro do veículo:  uma menina de 10 e um menino de 4 anos.

O garoto tem sequelas de uma encefalite sofrida quando era bebê. O que teria comovido os criminosos foi justamente a cadeirinha especial da criança no banco traseiro. "O crime pede perdão. Na hora da tensão, não deu pra ver o problema da criança. O carro está sendo devolvido. Tanque cheio!", diz o bilhete deixado dentro do carro, encontrado pela polícia (abaixo).

Mas, ao contrário do que diz o bilhete, o tanque não estava cheio. "Quando levaram, ele estava com um quarto de tanque. Encontramos na reserva. Não deixaram, pelo contrário, gastaram", riu a mãe das crianças.

A família chegou a fazer  uma campanha nas redes sociais para que o carro fosse encontrado.  Só a cadeirinha especial custa mais de R$ 17 mil, explicou  Rosyneide, que  perdoou os ladrões.

"Eu perdoo. Eu perdoo, porque eu precisava demais dessa cadeirinha, eu preciso demais desse carro. Fiquei desacreditada do ser humano no momento em que aconteceu. Quando peguei esse bilhete, fiquei até feliz de saber que eles têm compaixão pela dor do outro", disse ela.

Além da surpresa de terem encontrado o carro com a cadeirinha de Cauã dentro, a família também recebeu uma doação que vai garantir mais segurança: um serviço de rastreamento.

Redução de pena

Em nota, a Polícia Civil do Espírito Santo  disse que o caso segue sob investigação da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV). Até a última atualização desta reportagem, nenhum suspeito havia sido detido.

O artigo 16 do Código Penal descreve o arrependimento posterior como uma das causas de possível redução de pena, que pode incidir no caso de o acusado de crime, desde que cometido sem violência, se arrepender e decidir reparar o dano ou devolver o objeto. No entanto, para que seja válido, ele deve ocorrer antes que haja uma acusação formal, que pode ser feita pelo Ministério Público, e desde que aceita pelo juiz. 

O benefício previsto no artigo é a diminuição de um a dois terços da pena. Mas, para que o acusado tenha direito ao benefício, é necessário que a reparação do dano causado ou a devolução da coisa seja feita por ato voluntário.

Segundo advogados, trata-se de um crime de ação penal pública incondicionada e a denúncia é, por dever, atribuição do MP. A materialidade do roubo está comprovada, o ato foi consumado e tanto a vítima quanto as duas crianças foram intimidadas. A menina ainda sofreu um ferimento no pé quando os bandidos saíram com o carro roubado. Por isso, eles devem ser processados e julgados. Neste caso não caberia perdão judicial, pois houve violência psicológica e também física.

A única brecha seria o atigo 65 do Código Penal, que prevê atenuação da pena quando o autor confessa o roubo perante autoridade policial, de forma voluntária. 

Padre de Friburgo comenta

Para o padre  Roberto José Pinto, responsável pela Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Riograndina, na Sagrada Escritura  há diversos relatos de corruptos públicos que se arrependem e restituem quatro vezes mais o que roubaram e dão aos pobes o que restou. É o caso de Zaqueu, conforme relata o Novo Testamento. Também ao lado de Cristo no alto da cruz,  temos o exemplo do Bom Ladrão, São Dimas, que, na última hora de sua vida,  teve um profundo arrependimento e, na confiança em Deus, mudou definitivamente a orientação da sua vida e se tornou um santo.  "Pecar é comum a todos os homens; arrepender-se é próprio dos santos", disse ele, citando Santo Ambrósio, do século lV.

"Nunca podemos desistir da esperança na recuperação do ser humano. Por isso é triste o slogan 'bandido bom é bandido morto'; o melhor é  'bandido bom é bandido preso e recuperado'", comentou, a pedido de A VOZ DA SERRA.

 

LEIA MAIS

Ele é acusado de distribuir balas e doces na vizinhança e levou vítima para sua casa

Vítima não tinha antecedentes criminais. "Já temos uma linha de investigação, mas ainda é prematuro falar", diz delegado

Município é o 4º que mais socorre vítimas de agressores na Região Serrana; 11º BPM ganhará picape 4x4 para locais de difícil acesso

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: crime