Sugestões para empreender nas festas juninas e faturar uma renda extra

Eventos espalhados em todo o país movimentam bilhões de reais
sexta-feira, 14 de junho de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Brazilphotos / iStock)
(Foto: Brazilphotos / iStock)
Uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, as festas juninas agitam economicamente o país. De acordo com dados do governo federal, em 2023, a movimentação econômica foi de R$ 6 bilhões, o que representou um aumento de 76% em relação aos R$ 3,4 bilhões de 2022. Por isso, o mês de junho é uma ótima época para empreender e ganhar um dinheiro extra com pouco investimento.

Receitas tradicionais são abordadas em plataforma de ensino que inclui ainda paçoca, pamonha, pé de moleque, maçã do amor, vinho quente, quentão e outras delícias que combinam com o clima mais frio dessa época do ano
As comidas típicas estão no imaginário do povo brasileiro e, no “arraiá”, não podem faltar delícias como arroz doce, quentão, bolo de milho, maçã do amor, paçoca. Essas e muitas outras receitas unem brasileiros de todas as gerações, de norte a sul do país, em uma das manifestações culturais mais tradicionais do Brasil. Aqui estão algumas sugestões cujas receitas podem ser conferidas na plataforma Refuturiza, onde é possível  aprender online e faturar uma renda extra. Confira:

1) Arroz doce e canjica — Duas receitas muito parecidas e também deliciosas. A diferença entre elas é o tempo de cozimento do arroz e da canjica, já que esta demora um pouquinho mais. Entretanto, o restante continua o mesmo: cozinhar com leite, açúcar e especiarias (cravo e canela em pau), sendo possível incrementar com outros ingredientes. 

2) Curau — Um clássico da época de São João, que necessita de poucos ingredientes. Você vai precisar de milho cozido (em lata ou debulhado da espiga), leite ou água para o preparo, além do açúcar.

3) Bolo de fubá — Quem não gosta de um bolo, não é mesmo? Ainda mais de fubá? Vai bem no café da manhã, no café da tarde e até como uma sobremesa. É possível investir nessa iguaria vendendo tanto em pedaços, quanto em versões maiores, a gosto do cliente. Ainda há outras versões, com ingredientes que podem incrementar o tradicional bolinho “de avó” e propiciam um leque maior de opções para as vendas, como as versões com erva-doce ou goiabada.

4) Broa de milho — Outro clássico junino, paixão do brasileiro, o milho! Essa receita é de fácil armazenagem e pode ser vendida de vários tamanhos e quantidades. Além de uma boa receita, uma alternativa para impulsionar as vendas das broas é a decoração: durante os arraiás, aquelas embalagens diferentes e atrativas agregam valor ao produto, sendo interessante investir em cursos de decoração para embalagens ou utilizando técnicas e materiais de fácil acesso.

5) Bolo de tapioca — A tapioca é um ingrediente típico das festas juninas, já que muitos pratos dessa época utilizam derivados da mandioca. Receita tradicional brasileira, especialmente popular nas regiões Norte e Nordeste, o bolo de tapioca possui textura macia e granulada, sendo frequentemente preparado com coco e leite condensado. Incorporar esse bolo à festa junina é uma forma de celebrar a diversidade cultural e gastronômica do Brasil.

6) Caldo verde — Sopa tradicional portuguesa muito popular nas festas juninas do Brasil, o caldo verde é feito com ingredientes comuns, como batata, couve, linguiça e cebola. Isso o torna ideal para quem quer produzir uma delícia sem complicações. Além de saboroso, o caldo verde é versátil e pode ser adaptado para atender a diferentes dietas, como vegetarianas ou veganas, substituindo a linguiça por alternativas vegetais ou simplesmente eliminando-a.

Com essas dicas, é possível colocar a mão na massa. Contudo, se especializar e se atualizar é sempre um ótimo investimento em si mesmo e na carreira. Além da parte culinária, investir em gerar uma renda extra é também compreender a necessidade de desenvolver outras habilidades, como a comunicação e a divulgação do produto vendido. Para quem pretende empreender nos festejos juninos, os cursos propiciam noções primordiais de como armazenar, embalar, planejar estrategicamente as vendas dos produtos, ambientando-as também nos meios digitais.

 

(Fonte: Refuturiza Educação)

 

Foto da galeria
(Foto: Brazilphotos / iStock)
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: