Sugestão de receitas para iniciar 2023 com o pé direito

Frutas, peixes e doces que farão com que seu ano novo seja repleto de coisas boas
sexta-feira, 30 de dezembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Peixe é uma boa pedida para começar bem o ano (Foto: Pexels)
Peixe é uma boa pedida para começar bem o ano (Foto: Pexels)

Todo ano novo é marcado por famosas tradições e superstições. Pular sete ondinhas, usar roupa da cor certa e até mesmo comer algo especial. Ao redor do mundo, diversas culturas celebram antes ou até durante a ceia o novo ano que chega com pratos especiais. Se é pelo estômago que conquistamos alguém, é por ela também que vamos atrair boas coisas para o próximo ano.

Segundo a espiritualista do iQuilibrio, Juliana Viveiros, além de escolher os ingredientes certos você deve prestar muita atenção à preparação. "É importante estar com o pensamento positivo, almejando boas energias e transmitindo assim, vibrações poderosas”, ensina. Além disso, a especialista recomenda unir os pratos tradicionais da ceia da virada com os ingredientes que dão ‘sorte’. 

“Para acompanhar o porco, pode-se fazer arroz com castanhas, frutas secas e lentilhas. Mas acima de tudo, a intenção e a energia são importantes na hora de cozinhar. Durante o preparo da ceia, tenha pensamentos positivos, vibrando por coisas boas. Antes de cear, reforce esses pensamentos e celebre com o coração aberto a chegada de um novo ano”. 

Alimentos que não podem faltar no seu Ano Novo

Lentilha 

  • Grande clássico das simpatias de ano novo: a lentilha. Por se assemelhar à uma moeda, o pequeno grão está associado à prosperidade e riqueza. Por isso, comer pelo menos uma colher de sopa de lentilha, dizem, é o segredo para um ano de muita fartura. A variedade de pratos envolvendo o grão do dinheiro é enorme. Você pode fazer um belo purê ou colocá-lo no arroz, por exemplo. 

Romã 

  • A bela fruta rosada é símbolo de fertilidade e prosperidade, além de florescimento, crescimento e abundância. A tradição, associada aos Três Reis Magos, consiste em comer a fruta pouco tempo antes da virada do ano e segurar sete sementes entre os dentes no momento da contagem regressiva. Depois disso, é necessário secar e guardar 3 delas na carteira, onde devem ficar durante todo o ano, até a próxima virada. A romã pode ser utilizada em molhos para carnes e até em sobremesas. 

Uva 

  • A uva possui grande simbolismo na ceia de ano novo. Acredita-se que esse alimento pode trazer prosperidade e paz. O costume teve origem na Espanha, onde segundo a tradição, deve-se comer 12 uvas à meia-noite e guardar os caroços na carteira durante todo o ano. Além de decorar a mesa com cachos de uvas e outras frutas, você pode utilizá-la em doces como pavês. 

Carne de porco 

  • Cortes de porco como o pernil costumam ser o ingrediente principal da mesa na ceia do brasileiro e o símbolo maior da comida da sorte. Além de simbolizar progresso, já que é um animal que move o focinho para frente, ele também traz a ideia da abundância quando colocado inteiro sobre a mesa. Seu preparo requer tempo e atenção. Recomenda-se iniciar pela tarde do dia 31 de dezembro e retirar perto da hora de ceiar. Use e abuse de óleos deliciosos que harmonizam ainda mais com o gosto da carne. 

Peixe 

  • Assim como o porco, o peixe também representa o progresso que se deseja alcançar no ano que está começando, por ser um animal que apenas se movimenta para frente. E também, por ser um símbolo característico da história de Jesus, ele representa prosperidade e fartura. Para os peixes, a regra de preparo é a mesma das carnes, o que muda são os acompanhamentos. Por ser mais suave que o porco, a melhor opção é refogar pimentão, cenoura, salsão, cebola e temperos com uma folha de louro, que tem a fama de também trazer prosperidade. 

Maçã 

  • A maçã é a escola certa para aqueles que querem um 2023 com muito sucesso, principalmente no amor. Por isso, é utilizada para alcançar um ano de conquistas positivas e nos relacionamentos. Para alcançar os ‘benefícios’ da fruta durante a ceia de ano novo, basta dar uma mordida à meia-noite em uma maçã bem vermelha. Assim como a uva, ela pode ser usada na decoração de uma bela mesa de frutas ou utilizada em doces, como tortas. (Fonte: Gazeta do Povo)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: