Depois da chuvarada que marcou os últimos dias de 2021 e as primeiras duas semanas de janeiro, Nova Friburgo registrou nesta terça-feira, 18, calor recorde de 29 graus. A mínima foi de 16 graus, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
O tempo deve permanecer ensolarado pelos próximos dias, com possibilidade de um temporal curto na tarde desta quarta-feira, 19, devido ao abafamento.
Na capital, Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, bateu o recorde de temperatura do ano e do verão nesta terça-feira, 18. O local registrou máxima de 39,2 graus às 16h15 e a sensação térmica chegou a 50,8 graus.
Segundo o Sistema Alerta Rio, da prefeitura carioca, foi o segundo dia consecutivo em que o calor bateu recordes, visto que na segunda-feira a máxima chegou a 37,8 graus, com sensação de 49,7.
O Climatempo prevê ainda mais calor, de 38 graus, nesta quarta. Há previsão de pancadas de chuva à tarde ou à noite, mas de curta duração. Nos próximos dias, um sistema de alta pressão vai favorecer a variação de nebulosidade, com céu claro a parcialmente nublado e temperatura elevada, mas sem chuva.
Em 2021, a maior temperatura no Rio foi de 40,2 graus no dia 30 de janeiro, na Vila Militar.
Como A VOZ DA SERRA noticiou na última sexta, as simulações de previsão de vários modelos atmosféricos indicam um forte aquecimento e grande redução da chuva em todo o Sudeste a partir da segunda quinzena de janeiro.
A meteorologista Fabiana Weykamp, do Climatempo, explicou que o padrão de circulação atmosférica mudou: a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), causadora de chuvas contínuas, saiu de cena e entrou em ação a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), que dificulta a formação de nuvens de chuva. É isso o que permite dias bastante ensolarados e quentes.
Com o bloqueio atmosférico da ASAS atuando, não há previsão do avanço de frentes frias e massas polares, e por isso o calor deve continuar. A volta da chuva vai acontecer, mas devido ao fluxo de umidade e o aquecimento da atmosfera, ou seja, temporais típicos de verão.
Deixe o seu comentário