Sites de meteorologia preveem fim da onda de calor, volta das chuvas e até temporais

Entenda o que provocou o bloqueio atmosférico conhecido como “bafo do dragão” que contribuiu para temperaturas altas recordes no início desta primavera
sexta-feira, 09 de outubro de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Chuva na tarde desta sexta no Centro de Friburgo (Foto de leitor)
Chuva na tarde desta sexta no Centro de Friburgo (Foto de leitor)

Adeus, sol pleno. Esta sexta-feira, 9, marca o início de uma grande mudança no tempo sobre o Brasil, informa o Climatempo. A forte onda de calor que assolou o país nas últimas semanas está terminando.

Grandes áreas de instabilidade avançam pelo Sudeste, trazendo chuva e a possibilidade até de temporais. O alerta vale para até este sábado.

A chuva volta a cair e as temperaturas baixam, voltando aos patamares normais para outubro. O calor sai do patamar de extremos e volta para o calor normal.

Para este feriadão, a previsão de instabilidade se mantém para todo o Estado do Rio, incluindo Nova Friburgo e a Região dos Lagos.

“Bafo do dragão”

Segundo sites especializados em meteorologia, a onda de calor que começou no início da primavera é explicada pela influência de dos sistemas de alta pressão aque atingiram em cheio o Brasil: um da Bolívia e outro do Atlântico Sul, que provocou um bloqueio atmosférico conhecido entre os meteorologistas como  “bafo do dragão”. Isso contribuiu para as temperaturas altas recordes que foram registradas.

As tempestades da última quarta-feira foram causados por núcleos isolados de CCM (Complexo Convectivo Mesoescala), associados a nuvens convectivas que vieram acompanhadas de descargas elétricas e fortes rajadas.

Esta semana, houve também a formação do furacão Delta, agora categoria 2, no Golfo do México, que contribuiu com muitas baixas pressões na Amazônia.

Neste fim de semana de feriadão, segundo os estudiosos do clima, um cavado estacionário (área de baixa pressão)  se alinhará com a convergência de umidade, com alta possibilidade de tempestades. Não se descarta nem mesmo a formação de tornados isolados devido à atmosfera ciclônica.

 No Hemisfério Sul, eles explicam, as baixas pressões da Amazônia, quando se formam, descem em direção ao Sudeste, da esquerda para a direita. Dependendo de onde saírem quando avançam pelo oceano, podem formar sistemas de baixa pressão de origem subtropical ou tropical. Nas modelagens futuras, daqui a duas semanas poderão formar a famosa Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que provoca chuvas constantes.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima