Site de A VOZ DA SERRA é escolhido para participar de capacitação da Google

Plataforma digital do jornal foi uma das 100 do Brasil a ser selecionada, ao lado de portais de veículos renomados como Revista Piauí, Carta Capital, Canal Rural e Pais & Filhos
sexta-feira, 12 de agosto de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Site de A VOZ DA SERRA é escolhido para participar de capacitação da Google

O site do jornal A VOZ DA SERRA foi um dos 100 veículos jornalísticos de todo o Brasil selecionados para participar da edição 2022 de um programa de capacitação da Google, a maior empresa de serviços e tecnologia online do mundo (oferece buscas, navegação, email e tradução, entre várias outras ferramentas úteis). O programa tem como objetivo o desenvolvimento técnico, estratégico e econômico de empresas jornalísticas de pequeno porte que produzem conteúdo local, voltado às suas comunidades.

O programa GNI Local Lab Brasil faz parte da Google News Initiative, ferramenta com o objetivo de contribuir para que jornalistas e veículos de notícias de todos os tamanhos possam obter ainda mais sucesso na era digital. A lista de selecionados deste ano inclui veículos baseados em 19 estados brasileiros. São sites nativos, jornais, revistas e emissoras de rádio ou TV que empregam até 100 jornalistas em tempo integral na redação e estão em operação há pelo menos um ano.

Ao lado de A VOZ DA SERRA, jornal impresso com 77 anos de circulação e na web há 25, foram selecionados sites de veículos renomados como as revistas Piauí, Carta Capital, Canal Rural e Pais & Filhos, entre muitos outros sites de relevância em suas cidades ou estados (veja a lista completa aqui).

No Estado do Rio, apenas 11 veículos foram selecionados: A VOZ DA SERRA (o único de Nova Friburgo), Agência Lume (jornalismo independente), Diário do Rio, Folha dos Lagos, Jornal Atual, Jornal O São Gonçalo, Maré de Notícias (especializado no complexo de favelas do Rio), Mobile Time (especializado em indústria móvel), Notícia Preta (especializado em antirracismo), Revista Piauí e  Revista Seleções.

Site pioneiro na região

A VOZ DA SERRA foi o pioneiro ao lançar seu site de notícias em junho de 1997, quando a internet ainda era novidade no Brasil e somente jornais de grande circulação tinham plataformas digitais. Naquele mesmo ano, o jornal O Globo, por exemplo, selecionava um pequeno grupo de jovens repórteres do impresso para fazer um curso imersivo de jornalismo online na prestigiada Columbia University, em Nova York, através do Projeto Calandra, de capacitação de talentos. Curiosamente, a então redatora Adriana Oliveira - hoje editora web de A VOZ DA SERRA - integrou esse primeiro time do Globo enviado a uma das mais conceituadas escolas de jornalismo dos EUA para aprender sobre informação multiplataforma.

O site de A VOZ DA SERRA materializa até hoje o espírito de inovação do então diretor Laercio Ventura, que sonhava ver seus conterrâneos acessando notícias de Nova Friburgo em qualquer lugar do mundo. Ao longo desses 25 anos, o site de A VOZ DA SERRA procura incansavelmente ser dinâmico, ágil, sempre atualizado e com presença ativa nas principais redes sociais, com a missão de produzir conteúdo jornalístico de interesse público de alta qualidade com credibilidade, confiabilidade, independência e transparência, contribuindo para uma sociedade friburguense mais democrática, informada, integrada e participativa. Um trabalho em consonância com a Google, que acredita ser o jornalismo essencial para que todas as pessoas possam se manter informadas e tomar as melhores decisões para o seu dia a dia.

Apto para grandes anunciantes

A diretora do jornal, Adriana Ventura, conta que fez o credenciamento para o programa GNI Local Lab Brasil acreditando que seria muito difícil A VOZ DA SERRA ser escolhida, entre milhares de candidatos no país inteiro. Tanto que nada comentou com sua equipe. Mas, no último dia 25, ela  recebeu um e-mail com a boa notícia. Após a assinatura do contrato,  começou na terça-feira passada, 9, o primeiro treinamento: um meeting por videochamada com os outros 99 escolhidos.

“Acredito que o site, que já tem uma trajetória de 25 anos, possa ter sido escolhido pelo sempre crescente número de acessos e pelo reconhecimento de seu potencial para Nova Friburgo e região. O treinamento  visa a aumentar a sua abrangência e relevância. Muito nos orgulha termos sido pioneiros no jornalismo digital de nossa cidade, fruto da visão de meu pai, que em plena era da internet discada, ouviu os conselhos do neto  adolescente e começou esse caminho sem volta”, disse Adriana.

Ela espera que essa oportunidade deixe o site de A VOZ DA SERRA  ainda mais moderno e competitivo no cenário nacional e já planeja várias  modificações na sua estrutura para ampliar espaços comerciais e obter maior interatividade com leitores e seguidores e estar apto para grandes anunciantes, que certamente virão. 

Análises técnicas aprofundadas

O GNI Local Lab conta com a parceria e apoio de três das mais importantes associações jornalísticas do país: Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação de Jornalismo Digital (Ajor).

O programa foi lançado em maio e o resultado, divulgado no fim de julho. O treinamento - que, além da diretora Adriana Ventura e da editora web Adriana Oliveira, incluirá o repórter Thiago Lima, responsável pela gestão de mídias digitais - vai até abril de 2023. As equipes de cada veículo selecionado receberão apoio técnico dedicado, análises técnicas aprofundadas e treinamento da Google para melhorar a infraestrutura digital, o engajamento da audiência e o desenvolvimento de negócios.

Além de contar com o apoio dos especialistas e consultores, as empresas jornalísticas também terão a oportunidade de simular diferentes estratégias para desenvolver ou aprimorar seus modelos de negócios. Ainda como parte da iniciativa, uma série de workshops, abertos ao público, será realizada, abordando a compreensão da audiência e o perfil do leitor brasileiro, e as melhores práticas para o trabalho jornalístico no digital.

Veículos selecionados pelo GNI Local Lab 2022

100fronteiras (PR), A Voz da Serra (RJ), Acorda Cidade (BA), Agência Lume (RJ), Agência Primaz (MG), Agência Tatu (AL), Agora RS (RS), Amazônia Real (AM), Aqui Notícias (ES), Boqnews (SP), Canal Rural (SP), Canguçu Online (RS), CartaCapital (SP), CGN (PR), Correio do Estado (MS), Correio do Povo (RS), Correio Nagô (BA), Costa Norte (SP), Destaque Rural (RS), Diarinho (SC), Diário da Região (SP), Diário do Litoral (SP), Diário do Rio (RJ), DOL - Diário Online (PA), eLimeira (SP), Extra Guarapuava LTDA (PR), Fast Company Brasil (SP), Folha da Região (SP), Folha de Pernambuco (PE), Folha de Ponte Nova (MG), Folha do Mate (RS), Folha dos Lagos (RJ), Folha Vitória (ES), Gazeta de Rio Preto (SP), Guia Negro (SP), H2FOZ (PR), Igor Santiago (MG), InfoAmazonia (SP), Jornal A Gazeta (SC), Jornal A Tribuna (SP), Jornal Atual (RJ), Jornal Atual (SP), Jornal Bragança Em Pauta (SP), Jornal Cidade de Rio Claro (SP), Jornal Comunidade em Ação (MG), Jornal Correio do Povo do Paraná (PR), Jornal Cruzeiro do Sul (SP), Jornal da Fronteira (PR), Jornal Diário do Estado (GO), Jornal do Comércio (RS), Jornal Linha Popular (SC), Jornal NH (RS), Jornal O Município (SC), Jornal O São Gonçalo (RJ), Jornal Sul21 (RS), Jus.com.br (PI), Liberal (SP), Maré de Notícias (RJ), Misto Brasília (DF), Mobile Time (RJ), Nonada Jornalismo (RS), Nortão MT (MT), Notícia Preta (RJ), NSC Total (SC), O Liberal (PA), O Noticiário (MG), Olimpíada Todo Dia (SP), Opera Mundi (SP), Pais&Filhos (SP), Perfil (SP), Poder360 (DF), Portal 6 (GO), Portal ABC do ABC (SP), Portal Arauto (RS), Portal Correio (PE), Portal dcmais (PR), Portal de Rondônia (RO), Portal EdiCase (SP), Portal Rondônia (RO), Preto no Branco (PR), Primeira Página (MT), Revista Aldeia (PR), Revista Amanhã (RS), Revista Amazônia (PA), Revista Piauí (RJ), Revista Qualé (SP), Revista Seleções (RJ), Santa Portal (SP), Sertao.online (PI), Startups.com.br (SP), Tapajós de Fato (PA), TNONLINE (PR), Tribuna de Minas (MG), Tribuna do Norte (RN), Tribuna do Paraná (PR), Tribuna do Sertão (AL), Tribuna Online (ES), Umuarama Ilustrado (PR), Vida Simples (SP), Visor Notícias (SC).

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: