O Sesc apresenta neste sábado, 7, às 20h, a peça “Clarice Lispector & Eu – O mundo não é chato”, sucesso absoluto de público e crítica. No espetáculo, a atriz Rita Elmôr faz uma reflexão amorosa sobre a vida, misturando experiências pessoais com textos da escritora Clarice Lispector (1920-1977), cujo centenário é celebrado este ano. Desta forma, ambas as histórias se entrelaçam, de tal maneira que o público nem sempre percebe quem está falando. Esse mistério é parte da graça da montagem, que, como numa conversa entre amigos, convida o público a refletir sobre diversas situações cotidianas, com um olhar inteligente e bem-humorado.
Para além da tentativa voluntária de misturar as histórias de vida das duas artistas – a intérprete e a interpretada –, já no início a peça traz um fato curioso que liga a imagem das duas. Na primeira produção profissional da carreira de Rita Elmôr, em 1998, ela interpretava Clarice Lispector. A caracterização era feita pelo maquiador João Roberto Pereira (1944-2014), o famoso Gilles, que maquiou a escritora nos seus últimos anos de vida. O resultado é que Elmôr ficava tão parecida com a personagem que as fotos de divulgação da peça, desde então e até agora, são frequentemente utilizadas como imagens da própria Clarice.
Além de refletir sobre o uso inadvertido da imagem em tempos de explosão de conteúdo, “Clarice Lispector e Eu – O mundo não é chato” levanta, como ponto de partida, o questionamento sobre como os seres humanos se perpetuarão na Terra. A dramaturgia contempla também narrativas colhidas da obra de Clarice, em 36 recortes aprovados pela família da autora. “A paixão segundo G.H.” e vários contos são facilmente identificados. O espetáculo investe na sensibilidade introspectiva, no comedimento e na força da palavra, sustentando-se naquilo em que Clarice era melhor: a reflexão.
O Sesc fica na Avenida Pres. Costa e Silva, 231, Duas Pedras. Ingressos: R$ 10 (público em geral), R$ 5 (meia entrada e classe artística mediante apresentação do registro profissional), gratuito para associados Sesc. Classificação: 12 anos. (Desconto de 50% no valor do ingresso, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível revertido ao programa Mesa Brasil).
Deixe o seu comentário