O Sesc abriu nesta terça-feira, 24, as inscrições de propostas artísticas para o Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2021/2022. A iniciativa propõe apoior e estímulo à produção artística e cultural do Rio de Janeiro, comprometendo-se com a formação de público e com a inclusão social. No total, serão destinados R$ 10 milhões para as produções artísticas selecionadas e que farão parte da programação do Sesc RJ a partir de março de 2022.
Serão aceitos projetos, como exposições de artes visuais, apresentação de obras audiovisuais, espetáculos teatrais, espetáculos circenses, apresentações de dança, temporadas de teatro, dança, circo, saraus literários, shows e concertos de música, intervenções artísticas, performances e obras virtuais, destinados aos públicos adulto e infantil.
As apresentações estão previstas para serem realizadas em diferentes ambientes como espaços expositivos, salas de teatro, auditórios e áreas ao ar livre de abrangência das unidades do Sesc Rio. Os valores destinados a cada produção dependem do porte e da linguagem artística. As inscrições vão até 8 de outubro e podem ser feitas pelo site www.sescrio.org.br, onde também está disponível o edital.
Podem se inscrever pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural, legalmente constituídas, artistas, curadores, produtoras artísticas, companhias e grupos teatrais e de dança que contemplem atividade artística em seu estatuto ou contrato social. Também serão aceitos microempreendedores individuais (MEIs).
A seleção será em três etapas, sendo as duas primeiras de caráter eliminatório, quando serão avaliadas a documentação e adequação técnica da proposta. Na terceira etapa, os projetos serão analisados por uma Comissão de Seleção e Avaliação composta por profissionais da arte e da cultura e por representantes do Sesc.
O conceito do edital está amparado em três pilares, representados pelos verbos “reconectar”, “movimentar” e “impulsionar”. A intenção é conectar o artista com o palco, movimentar a relação dele com o público e impulsionar o fazer artístico em todas as suas esferas. O título “Pulsar” remete à ideia de “estar vivo”, numa alusão à resistência da cultura diante da pandemia da Covid-19.
Além do edital, a campanha Rio de Mãos Dadas, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio – Sesc e Senac Rio), engloba uma série de ações, com participação dos setores público e privado, para incentivar a retomada da confiança dos fluminenses frente à pandemia. Ao longo do ano, estão previstas iniciativas como intervenções urbanas, exposições itinerantes, maratonas virtuais, iniciativas voltadas para empresários, cursos adaptados ao “novo normal”, entre outras.
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