Série B1 começa neste sábado e define dois adversários do Frizão

Testes de Covid-19, protocolos e portões fechados: regras válidas também para a segundona estadual
sexta-feira, 18 de setembro de 2020
por Vinicius Gastin
Série B1 começa neste sábado e define dois adversários do Frizão

A seletiva para a fase principal do Campeonato Carioca de 2021 promete bastante equilíbrio, e os dois últimos integrantes serão conhecidos através da disputa da Série B1 Estadual. A competição terá início neste sábado, 19, com todos os jogos da primeira rodada acontecendo às 15h - apenas o duelo entre Goytacaz e São Gonçalo será no domingo, 20. O regulamento das últimas edições foi mantido e dentre os clubes tradicionais e zebras, 17 clubes brigarão pelo sonhado acesso.

Equipes como Bonsucesso, Goytacaz, Duque de Caxias e Olaria apostam na tradição, enquanto outros, a exemplo de Artsul e Sampaio Corrêa, investiram bastante. Diretamente da Série B2, o Maricá chega prometendo brigar pelas primeiras posições, injetando recursos na montagem do elenco. Quem subir se junta a Friburguense, Americano, América e Cabofriense.

O Grupo A da segundona estadual de 2020 terá Duque de Caxias, Olaria, Audax, Serra Macaense, Nova Cidade, Serrano, Gonçalense, Maricá e Rio São Paulo. Na chave B estão Goytacaz, Sampaio Corrêa, Campos, Bonsucesso, Angra dos Reis, Artsul e São Gonçalo.

Em 2021 deve ser criada a Série A2, a ser disputada por 12 clubes, sendo os cinco de pior classificação na fase preliminar do Campeonato Estadual da Série A 2020/2021 (seletiva), a pior classificada na fase principal da elite estadual e seis clubes melhores classificados na Série B1 deste ano, que não tiverem se qualificado para a fase seletiva da próxima temporada.

Quanto aos campeonatos de base, por unanimidade, as equipes da Série B1 decidiram ainda que não serão realizados os estaduais desta divisão nas categorias Sub- 20, 17 e 15 em 2020 por causa da pandemia e seus efeitos. Na Série A essas competições devem ser realizadas, mas é provável que o Friburguense, apesar de ter vaga, não dispute.

1ª rodada – Série B1

  • Duque de Caxias x Rio São Paulo - Marrentão
  • Olaria x Maricá – Rua Bariri
  • Audax Rio x Gonçalense - Trabalhador
  • Serra Macaense x Serrano - Ubirajara Reis
  • Sampaio Corrêa x Artsul - Lourival Gomes
  • Campos x Angra dos Reis - Cardoso Moreira
  • Bonsucesso x Nova Iguaçu - Giulite Coutinho
  • Goytacaz x São Gonçalo - Cardoso Moreira
  • Folga: Nova Cidade

No Carioca Sub-20, Frizão e Botafogo empatam por 1 a 1

Já no Campeonato Carioca Sub-20, o Friburguense segue somando pontos importantes em sua caminhada. Na tarde de quarta-feira, 16, a equipe comandada por Sérgio Gomes recebeu o Botafogo, e empatou pelo placar de 1 a 1. Gustavinho abriu o placar para o Frizão no Eduardo Guinle, ainda no primeiro tempo, enquanto Vitinho marcou o gol do time visitante na etapa final.

O Tricolor da Serra foi a campo com Ésio, Igor Gomes, Willian, João e Alisson; Yuri, Memê, Cachoeira e Gustavinho; Thai e Mateus. De folga na rodada deste fim de semana, o Tricolor da Serra volta a campo na próxima quarta-feira, 23, para encarar o Bangu, às 15h, no Eduardo Guinle. O duelo é válido pela quinta rodada, e assim como nas demais partidas, acontecerá com portões fechados ao público.

O Friburguense estreou na competição ainda no mês de março, quando enfrentou o Flamengo no Rio de Janeiro. Depois da parada por conta da pandemia, o Tricolor da Serra recebeu o América em Nova Friburgo, duelo onde os visitantes levaram a melhor. A recuperação veio no final de semana, com a vitória por 4 a 3 sobre o Macaé, em Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A equipe é comandada pelo ídolo Sérgio Gomes, o jogador que mais vestiu a camisa do Frizão em todos os tempos. Esta é a primeira experiência do ex-lateral direito à frente de um time no Friburguense, após trabalhar nas últimas temporadas como auxiliar técnico de Cadão nos profissionais.

De acordo com o regulamento, a competição é disputada em até três fases: Taça Guanabara, Taça Rio e turno final, em caso de campeões distintos dos turnos. No primeiro turno, as equipes de um grupo enfrentam as de outro, pontuando dentro da própria chave. Já na Taça Rio, os times jogam dentro do próprio, em ambas as fases, os quatro melhores de cada lado avançam para as quartas de final.

 

Tabela do Frizão Sub-20:

Taça Guanabara

  • Flamengo 4 x 2 Friburguense, CT Saferj
  • Friburguense 1 x 2 América, Eduardo Guinle
  • Macaé Esporte 3 x 4 Friburguense
  • Friburguense 1 x 1 Botafogo, Eduardo Guinle
  • Próxima quarta-feira, 23 - 15h - Friburguense x Bangu, Eduardo Guinle
  • Sábado, 26 - 15h - Cabofriense x Friburguense, Correão
  • Quarta-feira, 30 - 15h - Friburguense x Boavista, Eduardo Guinle

Taça Rio (datas a definir)

  • Friburguense x Madureira, Eduardo Guinle
  • Resende x Friburguense, Trabalhador
  • Portuguesa x Friburguense, Luso Brasileiro
  • Friburguense x Nova Iguaçu, Eduardo Guinle
  • Vasco da Gama x Friburguense, CT Artsul
  • Friburguense x Volta Redonda, Eduardo Guinle
  • Fluminense x Friburguense, Vale das Laranjeiras

LEIA MAIS

Neste primeiro momento, duas equipes conseguiram se destacar, alcançando vitórias importantes e já largando na frente na tabela de classificação

Tricolor se volta também para decisão da Taça Santos Dumont Sub-20, neste sábado

Jogo foi de muita luta e aplicação, diante de um rival também qualificado; meta agora é a final de sábado

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: futebol