Sérgio Louback e Alexandre Cruz participam do 6º encontro da Acianf

Candidatos responderam a perguntas da entidade, de internautas e de A VOZ DA SERRA
quinta-feira, 29 de outubro de 2020
por Guilherme Alt e Thiago Lima (redacao@avozdaserra.com.br)
Sérgio Louback e Alexandre Cruz participam do 6º encontro da Acianf

No sexto dia de sabatinas virtuais com os candidatos a prefeito, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) recebeu nesta quarta-feira, 28, os candidatos Sérgio Louback (PSC) e Alexandre Cruz (Partido Cidadania). Pela manhã, Sérgio Louback apresentou suas principais propostas durante 20 minutos. Num segundo momento, ele respondeu a perguntas elaboradas pela Acianf, pelos participantes que assistiam a transmissão e de A VOZ DA SERRA, único veículo de imprensa a participar de todos os encontros até o momento.

Em relação às estradas de terra batida que em época de chuvas costumam ficar intransitáveis, e as galerias entupidas, Sérgio Louback disse que pretende fazer obras estruturais para sanar o problema. “Este sistema que está aí, não funciona. A Prefeitura não pode gastar dinheiro comprando máquina, caminhão, equipamento, porque quando quebra uma peça tem que fazer licitação e isso leva seis meses. Vamos fazer um processo chamado registro de preços para alugar os equipamentos para que o trabalho seja feito com qualidade. No período de estiagem vamos cuidar das nossas estradas vicinais, com equipamentos que vocês nunca viram no nosso município. Nós vamos pavimentar aquelas estradas importantes e quantos aos bueiros e galerias, há muitos anos não se faz obras de infraestrutura na nossa cidade. A Rua Farinha Filho é emblemática, com lojas importantes, que pagam aluguel caro, imposto, gera emprego e em janeiro sempre alaga. Pode ter certeza que vamos fazer obra de infraestrutura. Vamos colocar para funcionar a usina de asfalto”, disse.

Perguntado sobre propostas para fortalecer a saúde mental no município, o candidato informou que pretende humanizar o atendimento e acabar com o que considerou uma cultura hospitalocêntrica. “A saúde mental tem ficado de lado no nosso município porque não há investimento nessa área. A nossa saúde será humanizada, o foco será o paciente. Nós vamos colocar todos os instrumentos, como o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), para funcionar de verdade. Nós temos a Clínica Santa Lúcia, que faz uma prestação de serviços, mas precisamos mudar isso. O ideal é que a pessoa com distúrbio mental fique no seio do lar, com seus parentes. É preciso essa mudança de cultura porque facilita o dia a dia do paciente. O poder público tem que ter o medicamento e tem que dar todo o apoio necessário para esses pessoas. É preciso parar com a cultura hospitalocêntrica. Todos os secretários de saúde que passaram só pensam no Hospital Municipal Raul Sertã. Ele é importantíssimo, mas temos que tomar medidas administrativas multidisciplinares para desafogar o hospital. Para os pacientes específicos de saúde mental é preciso ter os psicólogos, psiquiatras e criar condições para que eles continuem vivendo com suas famílias”, alertou.

Já na segunda sabatina do dia, realizada à tarde, o candidato Alexandre Cruz apresentou suas propostas e respondeu a perguntas elaboradas pela Acianf, pelos participantes que assistiam a transmissão e também de A VOZ DA SERRA. Foram abordados temas relacionados ao turismo, como qual o projeto o candidato possui para promover o turismo rural no município. 

 “O turismo tem que estar incluído em todos os sentidos, na área de gastronomia, hotelaria, artesanato, no bom atendimento e nos locais públicos cuidados. O que nós vemos hoje é uma tragédia na limpeza e nas estradas esburacadas. Sobre o turismo rural, estive em Galdinópolis, e ouvi uma reclamação total que não se tem mais hoje em dia o incentivo ao turismo rural e ecológico. Os turistas quando vêm para cá querem ter essa qualidade na estrada, no atendimento, uma boa gastronomia e bons hotéis. Nós temos tudo isso, mas precisamos um centro de qualificação para que possamos melhorar a qualidade desses funcionários. O empresário não aguenta mais tirar dinheiro do bolso, a prefeitura tem a obrigação de fazer parceria com os setores e melhorar. Eu não vejo uma única forma diferente nesse momento de pandemia e de pós pandemia, de fomentar a economia de Friburgo através do turismo, o turismo sério, com responsabilidade. Um calendário turístico que funcione, com shows na cidade e eventos. Eu vou criar na Praça Getúlio Vargas um imenso tapete para galeria de obras, com artistas locais, transformando o antigo fórum em uma galeria de artes, fazendo um corredor cultural”, esclareceu. 

Ao responder a pergunta de A VOZ DA SERRA sobre as feiras de artesanato, localizadas nas praças Getúlio Vargas e Suspiro e a falta de suporte da prefeitura, mesmo com os feirantes pagando anualmente pela licença, o candidato disse que “pretende cuidar da cidade. Frequento constantemente essas feiras e converso com os artesãos. Nós somos uma cidade que possui dez colônias mas claro, com uma tendência alemã e suíça muito grande”, observou. “Nós vamos organizar e padronizar as barracas, dar condição plena para eles, para que o turista chegue aqui e se sinta realmente que estão em uma cidade colonizada por europeus. Nós temos que gerar divisas para o município através do turismo, com uma cidade cuidada. Nós vamos preparar essas barraquinhas e essas pessoas que ali estão, dando condições de trabalho para eles. Isso vai ser um diferencial, barracas com o estilo das nossas colônias, padronizadas, dando aqui um ar bucólico que Friburgo possui. Vamos criar novas áreas de feiras e florir ambas as praças. Nós vamos nos preparar para que em dois anos Friburgo tenha outra cara”, esclareceu. 


Próximos encontros na Acianf

 

Quinta-feira, 29

9h30 – Cláudio Damião (Psol)

14h30 - Dr. Arthur (Avante)

 

Sexta-feira, 30

9h30 - Dr. Luís Fernando (Pros)

14h30 - Delegada Danielle Bessa (PSL)

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições