Senai participa da Semana de Ciência e Tecnologia em Friburgo

Com tema Inteligência Artificial, especialistas em Sistemas Virtuais de Produção vão abordar mercado de trabalho, Indústria 4.0 e gamiificação
sexta-feira, 16 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Senai participa da Semana de Ciência e Tecnologia em Friburgo

Inteligência artificial é o tema da 10ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo, que vai até a próxima sexta-feira, 23. Mais uma vez, o Senai participa do evento com palestras on-line de especialistas do Instituto Senai de Inovação em Sistemas Virtuais de Produção. 

Priscilla Vasconcelos de Morais, pesquisadora industrial do Senai, vai debater a “Gamificação e suas aplicações” na terça-feira, 20 às 15h30. O tema utiliza a mecânica e características dos jogos eletrônicos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas. A metodologia pode ser aplicada em diversas áreas, tais como educação, psicologia e ambientes corporativos, tornando qualquer processo mais interessante e lúdico.

Na quinta-feira, 22, às 15h será a vez da palestra “Tecnologias e aplicação de gêmeos digitais”, ministrada pelo pesquisador do Senai, Diogo Cordeiro Barboza. Os gêmeos digitais são réplicas virtuais de ativos ou equipamentos reais. Esta é uma das tecnologias de maior destaque no conceito de indústria 4.0, por combinar diferentes áreas como digitalização, visualização, inteligência artificial, big data, entre outros. Nesta palestra, será apresentada uma visão geral de como funcionam os digital twins, quais tecnologias são empregadas e suas aplicações e benefícios.

No mesmo dia, às 15h30, Maurício Onoda, profissional com mais de 15 anos de experiência em machine learning, apresentará a palestra “Carreiras em inteligência artificial", sobre o relacionamento do mercado de trabalho com as novas tecnologias. Serão mostradas quais carreiras são demandadas atualmente pelo ecossistema de big data, incluindo a inteligência artificial, e quais são as diferenças entre elas. Para assistir às palestras, basta realizar cadastro no site oficial do evento www.snctnf2020.com.br. A programação completa também está disponível na página.

A Semana de Ciência e Tecnologia é promovida pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior e tem o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população, especialmente crianças e jovens, da Ciência e da Tecnologia.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: