Senai e Sesi promovem mostra de robótica neste sábado

Durante o evento que será realizado no Cadima Shopping, público poderá participar das atividades com robôs e criações dos alunos
sexta-feira, 28 de outubro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Divulgação/Firjan)
(Fotos: Divulgação/Firjan)

Quem passou pelo Cadima Shopping, em Nova Friburgo, no último fim de semana pôde participar de algumas experiências da robótica e da moda.  A Mostra Senai-Sesi torna acessível à população diversas atividades que permitem um mergulho no mundo da tecnologia para mostrar para a sociedade que a educação deve incentivar práticas criativas e inovadoras para que o aprendizado seja leve e divertido. 

Neste sábado, 29, das 14h às 20h, com entrada gratuita, o evento vai trazer, mais uma vez, oficinas gratuitas para melhor entendimento do uso de robôs, confecção de uma mão mecânica utilizando materiais de sucata, além de aplicação da impressora 3D, com tipos de impressoras e impressão e sua utilização; futebol de robôs com EV3; jogos interativos e a apresentação das equipes de First Robotics Competition (FRC) e First Lego League (FLL), destacando cada modalidade de competição. Também haverá customização de peças e exposição de produção dos alunos do Senai Espaço da Moda. 

“Queremos mostrar que a robótica é acessível e que é possível ter novas equipes na cidade. A ideia é aproximar a comunidade dessa educação tecnológica que está preparando profissionais para o mercado, entendendo que essa é uma ferramenta de ensino que veio para transformar a sociedade”, conta Jaqueline Tinoco, coordenadora pedagógica do Sesi em Nova Friburgo. 

O estudante Vitor Azevedo Trabachini, de 12 anos, ficou encantado com cada detalhe da explicação sobre programação e já pretende fazer um curso ligado à área assim que tiver idade. “Meu sonho é criar um jogo, trabalhar com programação e tecnologia. Assim que eu puder, quero estudar sobre isso”, disse.  “Quero abrir os caminhos para que ele possa trabalhar com tecnologia, que é o presente e o futuro”, comenta Marcelo Trabachini, pai do estudante. 

Para o estudante João Victor Caldeira, de 15 anos, a robótica mudou a forma de aprendizado e trouxe as questões da sala de aula para as soluções práticas do mundo real. “A robótica está presente em tudo e a gente consegue pensar de forma mais dinâmica e flexível em soluções do dia a dia, o que torna tudo mais realista”, disse o aluno do ensino médio da Escola Sesi em Nova Friburgo. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: