Senai Cimatec promove evento sobre avanços computacionais

O 9º Encontro Interdisciplinar em Ciências e Engenharia acontece em Salvador com a participação do engenheiro e professor de Nova Friburgo, Jader Lugon Júnior
sexta-feira, 06 de dezembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo pessoal)
(Foto: Arquivo pessoal)
Ao longo desta semana — de terça-feira, 3, até este sábado, 7 — o Senai Cimatec está promovendo o 9º Encontro Interdisciplinar e Interinstitucional em Ciências e Engenharia, em Salvador-BA. Um dos participantes é o engenheiro Jader Lugon Junior, de Nova Friburgo, professor do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense).    O Senai Cimatec é o principal centro de computação e inteligência artificial da indústria brasileira, onde ficam os supercomputadores para atender projetos da Petrobras e outras empresas com grande necessidade de processamento. Esse evento é realizado periodicamente para tratar dos avanços computacionais e das necessidades da sociedade, voltado exclusivamente para pesquisadores do projeto.

O computador de alto desempenho Escola de Sagres fica na Uerj-Nova Friburgo, e está sendo utilizado para simulação oceânica
Neste encontro, o professor abordou o tema Experimentos Numéricos e Resultados Obtidos Utilizando as Plataformas GRIPP e MOHID Water no Computador de Alto Desempenho Escola de Sagres.

“O computador de alto desempenho Escola de Sagres fica na Uerj - campus de Nova Friburgo, e está sendo utilizado para simulação oceânica e estuarina, (bacias hidrográficas), e locais de grande interesse. Como por exemplo a Baía da Guanabara, a Baía de Sepetiba, os Açores etc”, explicou Lugon.

“Estamos trabalhando [no projeto] para resolver as simulações com maior velocidade e precisão dos resultados, utilizando técnicas de computação paralela. Assim, é possivel dividir o trabalho que normalmente seria feito sequencialmente, entre processadores que trabalham ao mesmo tempo, em paralelo, para depois então juntar todos os resultados”, detalhou, informando ainda que o computador Escola de Sagres possui 128 núcleos, denominados CPUs e GPUs.

No momento, Jader Lugon escreve sobre o projeto e a novidade agora é a inauguração desse supercomputador, “que vai atender os alunos dos nossos cursos que fazem mestrado e doutorado. Atualmente, tenho cerca de 30 alunos fazendo doutorado e eles poderão fazer as simulações muito mais rápido”, acrescentou.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: