O Senai vai abrir as portas de seus FabLabs - laboratórios da rede mundial desenvolvido no Center for Bits and Atoms, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) - em todo o Estado do Rio de Janeiro. A ideia é que a população esclareça dúvidas sobre as profissões do futuro e sinta o gostinho de experimentar esse espaço de educação com inovação para prototipagem, que visa soluções viáveis para desafios reais da indústria e da sociedade.
Em Nova Friburgo, o primeiro FabLab Open Day do ano será realizado na próxima sexta-feira, 6 de março, das 14h às 17h, no Senai Centro, na Rua Prefeito José Eugênio Muller 220. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.firjansenai.com.br/palestras . As vagas são limitadas - 20 pessoas por dia e unidade.Os próximos encontros já estão programados para acontecerem em 3 de abril, 8 de maio, 5 de junho, 7 de agosto, 4 de setembro, 2 de outubro e 6 de novembro.
Como proposta pedagógica, os laboratórios com equipamentos de última geração valorizam a construção de conhecimentos por meio de projetos, desenvolvimento da criatividade e estímulo à inovação, aprendizagem em contexto, interdisciplinaridade (alunos de diferentes áreas), trabalho interativo e colaborativo (comunidades de aprendizagem). Destaque para a utilização de ferramentas de projetos, como: Design Thinking, Canvas e PITCH.
Para ajudar na formação de multiprofissionais para o mercado cada vez mais exigente, além de os alunos de qualquer curso do Senai terem acesso ao laboratório, o FabLab também tem cursos específicos, com diferentes pré-requisitos e cargas horárias. Os laboratórios integram diversos ambientes como: criação e desenvolvimento de projeto de videoconferência e reunião; impressão e digitalização 3D; fresagem, modelagem e corte a laser; e acabamento e finalização. Além do site www.firjan.com.br/senai, mais informações também podem ser obtidas pelo 0800 0231 231.
Estratégia de educação profissional
O Senai foi a primeira instituição de educação profissional do Brasil a implantar o FabLab como uma estratégia de educação profissional relacionada aos processos formativos de nível técnico, movimento fundamental que incentiva a educação como base para a criação de uma cultura de inovação, imprescindível para garantir o futuro das empresas do país.
Dessa forma, a instituição se posiciona mais uma vez, com uma educação profissional de vanguarda, direcionada à formação de profissionais capacitados para uma nova indústria, onde a criatividade e a inovação são fundamentais. Para isso, a instituição, após estudos de diversos modelos implantados pelo mundo, estruturou metodologia própria em alinhamento com as necessidades do Senai, e com apoio de profissional do MIT - Massachusetts Institute of Technology estruturou seu primeiro FabLab no Instituto Senai de Tecnologia Automação e Simulação, inaugurado em outubro de 2014, sendo esse piloto no Rio de Janeiro.
Deixe o seu comentário