Senai abre seu laboratório para orientação profissional à população

FabLab Open Day será realizado daqui a uma semana. Inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O Senai vai abrir as portas de seus FabLabs - laboratórios da rede mundial desenvolvido no Center for Bits and Atoms, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) - em todo o Estado do Rio de Janeiro. A ideia é que a população esclareça dúvidas sobre as profissões do futuro e sinta o gostinho de experimentar esse espaço de educação com inovação para prototipagem, que visa soluções viáveis para desafios reais da indústria e da sociedade.

Em Nova Friburgo, o primeiro FabLab Open Day do ano será realizado na próxima sexta-feira, 6 de março, das 14h às 17h, no Senai Centro, na Rua Prefeito José Eugênio Muller 220. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.firjansenai.com.br/palestras . As vagas são limitadas - 20 pessoas por dia e unidade.Os próximos encontros já estão programados para acontecerem em 3 de abril, 8 de maio, 5 de junho, 7 de agosto, 4 de setembro, 2 de outubro e 6 de novembro.

Como proposta pedagógica, os laboratórios com equipamentos de última geração valorizam a construção de conhecimentos por meio de projetos, desenvolvimento da criatividade e estímulo à inovação, aprendizagem em contexto, interdisciplinaridade (alunos de diferentes áreas), trabalho interativo e colaborativo (comunidades de aprendizagem). Destaque para a utilização de ferramentas de projetos, como: Design Thinking, Canvas e PITCH.

Para ajudar na formação de multiprofissionais para o mercado cada vez mais exigente, além de os alunos de qualquer curso do Senai terem acesso ao laboratório, o FabLab também tem cursos específicos, com diferentes pré-requisitos e cargas horárias. Os laboratórios integram diversos ambientes como: criação e desenvolvimento de projeto de videoconferência e reunião; impressão e digitalização 3D; fresagem, modelagem e corte a laser; e acabamento e finalização. Além do site www.firjan.com.br/senai, mais informações também podem ser obtidas pelo 0800 0231 231.

Estratégia de educação profissional

O Senai foi a primeira instituição de educação profissional do Brasil a implantar o FabLab como uma estratégia de educação profissional relacionada aos processos formativos de nível técnico, movimento fundamental que incentiva a educação como base para a criação de uma cultura de inovação, imprescindível para garantir o futuro das empresas do país.

Dessa forma, a instituição se posiciona mais uma vez, com uma educação profissional de vanguarda, direcionada à formação de profissionais capacitados para uma nova indústria, onde a criatividade e a inovação são fundamentais. Para isso, a instituição, após estudos de diversos modelos implantados pelo mundo, estruturou metodologia própria em alinhamento com as necessidades do Senai, e com apoio de profissional do MIT - Massachusetts Institute of Technology estruturou seu primeiro FabLab no Instituto Senai de Tecnologia Automação e Simulação, inaugurado em outubro de 2014, sendo esse piloto no Rio de Janeiro.

LEIA MAIS

Oportunidades são para jovens de 14 a 24 anos

Inscrições estão abertas até o próximo dia 16. Curso será articulado com o ensino técnico do Senai

Cursos são gratuitos e na modalidade a distância

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Senai | FabLab