Ao longo desta semana um grande corredor de umidade vai favorecer o aumento das condições de temporais sobre o Brasil. É possível que, até o fim da semana, uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se configure sobre o país, segundo o Climatempo.
A chuva promete ser volumosa no Estado do Rio. A previsão é de uma sequência de dias com bastante nebulosidade e com chuva que vai e volta. Há risco de temporais, com grandes volumes acumulados até o fim da semana.
Nova Friburgo deve ter chuvas diárias até domingo, com exceção da quinta-feira, 16, que deve ficar nublada.
Com a chuva mais frequente, alguns transtornos podem acontecer ao longo da semana. Há risco de alagamentos e até deslizamentos em algumas localidades.
Estragos na capital
No Rio, uma forte tempestade alagou ruas, derrubou pelo menos 68 árvores e fez disparar sirenes em 13 comunidades neste domingo, 12. Há previsão de novos temporais esta semana.
Segundo o Climatempo, o forte calor e a alta umidade deste domingo formaram um corredor de temporais que se estendeu da região central do país até o litoral fluminense. A máxima deste domingo, registrada pelo Inmet, foi de 36,2°C em Jacarepaguá. A cidade entrou em estágio de atenção.
O tempo virou na tarde de domingo. O temporal veio com rajadas de vento de mais de 70 km/h e muita água. A queda de uma árvore gigantesca interditou o trânsito na Rua São Clemente, em Botafogo, e destruiu parte da fachada de um prédio. A via só foi liberada no início da manhã desta segunda. Até as 5h, segundo o Centro de Operações Rio (COR), equipes da prefeitura tinham atendido 95 ocorrências por causa da tempestade, informa o G1. Foram 68 quedas de árvores, 21 bolsões d'água e sete alagamentos. Durante a chuva, a Defesa Civil municipal acionou 26 sirenes em 13 comunidades.
Deixe o seu comentário