Há uma semana, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Urbanismo de Nova Friburgo (Semu) iniciou uma nova programação semafórica em caráter experimental no cruzamento das ruas Augusto Spinelli e Farinha Filho, no Centro. A mudança está integrada aos sinais localizados nas ruas Monte Líbano e Monsenhor Miranda, em frente à Câmara Municipal.
No entanto, o teste no semáforo vem causando dúvidas entre motoristas e pedestres que tem se manifestado através do WhatsApp da redação de A VOZ DA SERRA, o (22) 9 9213-9995. Eles observam que nos últimos dias, o sinal está permanentemente com as luzes amarelas intermitentes.
Questionamos, então, a prefeitura sobre a reclamação dos motoristas e pedestres. Em nota, a Secretaria Municipal de Comunicação Social respondeu que “o funcionamento do semáforo em amarelo intermitente é proposital e não indica qualquer defeito no equipamento. Trata-se do modo de operação denominado ‘atenção’, recurso previsto na sinalização semafórica para alertar os condutores e induzir a redução da velocidade ao se aproximarem do cruzamento, aumentando a segurança no local.”
Antes disso, o semáforo do cruzamento das ruas Augusto Spinelli e Farinha Filho funcionou com sinal verde para a passagem de veículos acionado por três minutos. Já o semáforo em frente à Câmara funcionou com a luz verde por 15 segundos para a travessia de pedestres na faixa.
Ainda segundo a prefeitura, esses testes estão sendo acompanhados e avaliados tecnicamente pelas equipes da Semu que verificam os impactos da alteração no fluxo de veículos e pedestres naquele cruzamentos e arredores.

Deixe o seu comentário