Uma eleição histórica: disputada voto a voto entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva. Mais do que nunca não só o dever, mas acima de tudo, o direito ao voto de cada cidadão que fará a diferença na escolha do próximo presidente da República. Com dimensões continentais, cada eleitor que apertar o número do candidato e a tecla confirma na urna estará decidindo pelo seu próprio futuro e dos cerca de 212 milhões de brasileiros, número estimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Chegou a hora. O destino do Brasil pelos próximos quatro anos está em nossas mãos.
e-título pode ser baixado até este sábado
Os eleitores de todo país têm até este sábado, 29, véspera do segundo turno das eleições, para baixar ou atualizar o e-Título, documento eletrônico de identificação que substitui a versão impressa do título de eleitor. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a véspera do primeiro turno, que ocorreu no dia 2 de outubro, cerca de 30 milhões de eleitores ativaram o aplicativo no Brasil e no exterior.
O download do aplicativo e-Título é gratuito e pode ser feito em celulares e tablets, para os sistemas Android e iOS, via App Store e Google Play. No domingo, 30, dia da votação, o e-Título não poderá ser baixado nos celulares.
Mudança de seções no Centro
Depois de longas filas e muita espera para votar na Universidade Cândido Mendes, no bairro Vilage, no primeiro turno, a Justiça Eleitoral promoveu algumas alterações para este segundo turno. Algumas seções que funcionavam na Candido Mendes, na Rua Professor Freeze, 38, passarão a funcionar no Colégio Pensi (antigo Externato Santa Ignez), a alguns metros da Candido Mendes, na Praça 1º de Março, 2. Passarão a funcionar no Colégio Pensi as seções 23/125, 24/158, 77/78, 101/176 e 113. Permanecem na Candido Mendes as seções 12/22, 13/131, 14/153 e 110/114.
Perfil dos eleitores friburguenses
Em Nova Friburgo, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), são 154.843 eleitores. Desses, 82.119 são mulheres, o que corresponde a 53% do eleitorado friburguense. O número de homens eleitores é de 72.586. E 138 não informaram o sexo. Apesar de ter tido um aumento expressivo em relação ao ano passado, o número de eleitores com 16 e 17 anos, ainda é o mais baixo comparando com as outras faixas etárias. São 1.424 adolescentes. Entre a maioria estão as pessoas com idades entre 45 e 59 anos, com 39.878 eleitores. Moradores de Olaria formam a maioria dos eleitores em Nova Friburgo: são 23.885. O segundo bairro com mais eleitores é o Centro, com 20.248.
Regras para votar
O segundo turno das eleições acontece neste domingo, 30, e o eleitor pode votar entre 8h e 17h. Como nesse pleito, no Estado do Rio, haverá apenas a escolha para presidente da República, o TSE acredita que não acontecerão as filas que se formaram no primeiro turno.
Quem não votou no primeiro turno, não só pode, como deve votar no segundo turno. Isso porque cada turno de votação é uma eleição independente, e o não comparecimento ao primeiro não impede a participação no segundo. Quem não votou no primeiro turno tem até o dia 1º de dezembro para justificar a ausência, sem o pagamento de multa. Caso deixe de votar neste segundo turno, terá que fazer a justificativa dos dois.
Prova de Vida para o INSS
Os aposentados têm um motivo a mais para participar das eleições. É que, a partir deste ano, a votação também servirá como prova de vida de aposentados, pensionistas e outros beneficiários para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O procedimento é automático, por meio do cruzamento de informações de bases de dados públicas, federais, estaduais e municipais.
O comprovante de votação eleitoral servirá como prova de vida do INSS. Ele é o papelzinho que o eleitor recebe do mesário da seção eleitoral ao final da votação. Essa espécie de recibo só é entregue no dia da votação, e não existe segunda via.
Deixe o seu comentário