Secretário de Saúde confirma saturação do Raul Sertã para Covid-19

Leitos de UTI estão com 100% de ocupação nesta terça e os de enfermaria, com 90%
terça-feira, 26 de maio de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Um dos leitos de UTI para Covid  do Raul Sertã: hoje todos ocupados (Arquivo AVS)
Um dos leitos de UTI para Covid do Raul Sertã: hoje todos ocupados (Arquivo AVS)

O sistema público de saúde em Nova Friburgo atingiu  100% de ocupação dos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo destinados ao tratamento de coronavírus. Segundo confirmou ao jornal A VOZ DA SERRA o secretário municipal de Saúde, Marcelo Braune, na manhã desta terça-feira, 26, todos os 12 leitos da UTI do Hospital Municipal Raul Sertã – sendo dez para adultos e dois infantis – estão sendo utilizados. Ainda de acordo com o secretário, 90% dos dez leitos de enfermaria de Covid-19 também estão ocupados. Ou seja, há apenas um leito vago na unidade que atende os municípios de toda a região Centro-Norte Fluminense, de um total de 22.

De acordo com Marcelo Braune, a prefeitura deve abrir mais leitos para o tratamento dos pacientes com coronavírus e, atualmente junto à equipe, tenta viabilizar a contratação de profissionais. “Estamos hoje fazendo o estudo especialmente no que diz respeito à mão de obra de profissionais da saúde, que é o mais complexo e difícil para esta expansão de leitos”, revelou Braune.

Defensora recomenda critérios técnicos

A Defensoria Pública acompanha de perto a situação. Segundo a defensora Larissa Davidovich, para pensar em afrouxar as medidas restritivas é necessário que a cidade um estudo baseado em critérios técnicos. “Qualquer movimento nesse sentido (flexibilização do comércio) deve se basear em estudos, em números que indiquem que a flexibilização será um caminho seguro para a população. Nos lugares em onde isso começou a acontecer gradualmente existiu uma série de critérios e requisitos. São três os principais que a Fiocruz nos traz: a redução do número de casos na cidade por 15 dias seguidos, disponibilidade de leitos e vagas ociosas – nas UTIs de 30% a 50% –  e teríamos que ter testagem em massa para que começarmos a pensar nessas medidas”, afirmou a defensora.

Segundo o boletim divulgado pela prefeitura  nesta segunda-feira, 25, a cidade registra 190 casos confirmados da doença,  sendo 63 profissionais de saúde, 18 óbitos, sendo um profissional de saúde, e 32 casos suspeitos (18 aguardam o resultado em casa, 13 estão internados e um óbito é suspeito) e 57 casos recuperados. Os números incluem a rede privada de saúde.

Apesar dos números que atestam o colapso do sistema público de saúde friburguense, somado aos crescentes casos da doença, na transmissão ao vivo da última segunda-feira, o prefeito Renato Bravo anunciou para esta quarta-feira, 27, um pacote de afrouxamento nas medidas restritivas, após empresários da cidade, com a corroboração de alguns vereadores, terem exercido pedidos constantes para a flexibilização do comércio de forma responsável.

Máscaras agora obrigatórias

Apesar das inclinações de abrir parcialmente o comércio, o prefeito ampliou as medidas restritivas ao estender o prazo de isolamento social até o dia 31. Já está em vigor, também, o uso obrigatório o uso de máscaras de barreira em vias públicas, em todos os estabelecimentos industriais e comerciais, em veículos de transporte coletivo, táxi s e veículos de  transporte por aplicativos.

Em nota, a Secretaria de Comunicação da prefeitura confirmou a lotação máxima da UTI para Covid-19 e informou que 80% da enfermaria está ocupada. A Secom reforça que esses dados são variáveis e mudam a todo momento.

Em visita ao hospital de campanha, a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Penna, informou que há a possibilidade de a prefeitura contratar leitos de hospitais particulares. “Já dentro do plano de contingência da Secretaria Municipal de Saúde, quando a gente chega em uma fase avançada da doença que a gente classifica como a fase 3,  já prevemos a ampliação de leitos pensando no aumento do número de casos. Além da ampliação dentro do próprio HMRS – tanto de enfermaria quanto UTI – tem o avanço do hospital de campanha e, se for preciso, a avaliação de como fazer a contratação de leitos privados”.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra