Secretaria de Fazenda e MP realizam operação de combate à sonegação em Friburgo

Fraudes contabilizam mais de R$ 7 milhões em ICMS não recolhidos aos cofres estaduais
quinta-feira, 26 de novembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Secretaria de Fazenda e MP realizam operação de combate à sonegação em Friburgo

A Secretaria estadual de Fazenda (Sefaz) em conjunto com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), através do Grupo de atuação especializada no combate à Sonegação Fiscal e aos ilícitos contra a ordem tributária (Gaesf), realizaram na última quarta-feira, 25, em Nova Friburgo, a Operação Gretel. A ação teve como objetivo colher provas relativas à suspeita de atuação fraudulenta de empresas varejistas que atuam no município.

Nas investigações, os auditores fiscais da Receita Estadual identificaram indícios de fraudes na emissão de nota fiscal de consumidor eletrônica (NFCe). Estima-se que mais de R$ 7 milhões em ICMS (Imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços) deixaram de ser recolhidos aos cofres do Estado do Rio de Janeiro.

A operação contou com a participação 15 auditores fiscais e 35 agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Ministério Público (CSI/MPRJ). “As diligências pretenderam recolher provas e outros elementos de convicção que permitam a exata compreensão de todo o esquema de sonegação e seus beneficiários, assim como a identificação dos autores e o delineamento de suas participações na fraude tributária”, afirma o superintendente de Fiscalização da Sefaz, Rodrigo Aguieiras.

Essa foi mais uma operação em conjunto da Sefaz e do MPRJ no combate à sonegação fiscal. “Ações como essa são fundamentais para a economia fluminense, pois além de visarem coibir ilícitos, promovem um ambiente de negócio mais saudável e igualitário”, acrescentou Aguieiras.

 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: