Saudoso jornalista Abel Rodrigues poderá dar nome a rua em Niterói

Projeto já está tramitando na Câmara do município. Homenageado teve fortes ligações com Nova Friburgo e A VOZ DA SERRA
quinta-feira, 08 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Abel Rodrigues
Abel Rodrigues

A Câmara de Vereadores de Niterói pretende fazer uma homenagem póstuma ao jornalista Abel Rodrigues, que faleceu aos 91 anos de idade em outubro do ano passado. A casa legislativa propôs rebatizar a Rua D, na localidade Serra Grande, no bairro Itaipu, como o nome do saudoso niteroiense Abel Rodrigues que teve atuação profissional destacada no Rio, Niterói e também em Nova Friburgo, onde participou da fundação da Associação Friburguense de Imprensa e manteve fortes laços com A VOZ DA SERRA atuando como colaborador. 

O projeto de lei que propõe a mudança do nome da rua é uma iniciativa dos vereadores Paulo Bagueira (Partido Solidariedade) e Beto da Pipa (PL). A proposta foi apresentada em plenário na semana passada e vai tramitar pelas comissões permanentes com previsão de ir a votação ainda este mês. Os autores do projeto de lei justificam a proposta pelo importante papel que o homenageado exerceu em diferentes veículos de imprensa do Estado do Rio.

Abel Rodrigues começou sua carreira no antigo “Diário do Povo” e depois no também extinto “A Palavra”, no final da década de 1950. Nesta época, com Jourdan Amóra, criou o “Clube da Imprensa”, que teve como primeiro palestrante, no antigo restaurante “Le Petit Paris”, o então senador carioca e diretor do “Diário Carioca”, Danton Jobim. Pela sua liderança e equilíbrio, Abel foi declarado “Presidente Perpétuo” da entidade. Também com Jourdan Amóra e Luis Antonio Pimentel, ajudou a criar, em 2002, o saudoso Museu da Imprensa. Foi também um dos fundadores da Associação dos Cronistas Desportivos de Niterói e dedicado diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro.

Ao longo de sua carreira na imprensa, Abel também foi repórter correspondente nas sucursais fluminenses dos jornais Correio da Manhã, Ultima Hora e O Dia. No extinto Diário de Notícias, assumiu a direção da edição fluminense. No campo político foi secretário de Trabalho do Governo do Estado do Rio na gestão de Geremias de Mattos Fontes e na Prefeitura de Niterói, coordenou a comunicação institucional do prefeito Waldenir Bragança. Ele deixou viúva, dois filhos e três netos.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: