São Pedro da Serra e Lumiar recebem fiscalização da prefeitura

​Segundo o município, foram encontradas aglomerações nos dois locais
sábado, 13 de junho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Na última quinta-feira, 11, durante o feriado de Corpus Christi, após a notícia veiculada por A Voz da Serra a partir de denúncias de moradores sobre hospedagens clandestinas nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, uma equipe da Força Tarefa da prefeitura foi até os dois distritos averiguar a situação.

 

Segundo a prefeitura, a operação durou o dia inteiro. O município informou que foi identificada uma aglomeração de pessoas em Lumiar, prontamente desfeita, a partir da abordagem educativa, com entrega de panfletos sobre prevenção ao coronavírus e orientações. Porém, nenhuma irregularidade foi encontrada por parte do comércio. Já em São Pedro da Serra foram registrados alguns descumprimentos do decreto municipal e realizadas interdições. Todas as incursões da Força Tarefa ocorreram como já haviam sido planejadas.

Turismo no local

 O Gerente de Vigilância em Saúde de Nova Friburgo, Ricardo Fazoli, alerta sobre a importância das denúncias através dos canais oficiais do município para uma atuação mais eficiente do grupo.

 “Já foram notificados os sites Booking.com e Airbnb para que suspendam os anúncios de vagas na localidade por ferirem o Decreto Municipal. Sobre a presença de pessoas na cidade, passeando ou se deslocando, não temos legitimidade para impedir. Atuamos com a Guarda Municipal em casos de aglomerações. Sobre as barreiras sanitárias, é importante destacar que é um consenso do COE Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública, que integra diversas representações da área e, em especial, da parte técnica da Vigilância Sanitária, a não implantação devido a falta de eficácia do dispositivo no sentido de prevenção viral, não tendo previsão para tal”.

Em teste, pousadas aceitaram reservas

Diante das denúncias feitas por moradores locais preocupados com o contágio da Covid-19, o jornal resolveu fazer um teste esta semana e concluiu: com alguma conversa e insistência, fazer uma reserva fins de semana não é de todo impossível.

Realizada na manhã da última segunda-feira, 8, a consulta foi feita  junto às dez primeiras opções de hospedagem, entre pousadas e residências, oferecidas aleatoriamente através da ferramenta de buscas do Google.

Dessas dez opções, três aceitaram de imediato, naquele mesmo dia, a possibilidade de ingresso de um casal para celebrar o Dia dos Namorados nesta sexta-feira, 12, em meio a todo o charme e belezas naturais de Lumiar; três imediatamente recusaram; e quatro não responderam até 24 horas após o contato inicial. No decorrer da semana, duas pousadas que não haviam respondido à consulta informaram que estão impedidas momentaneamente de fazer reservas devido ao decreto municipal em vigor no município de Nova Friburgo que mantém as medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: