Saiba como manter a boa nutrição em tempos de confinamento

Especialistas Cynthia Lamblet e Daniella Morgado dão regras de ouro para não engordar
sábado, 29 de agosto de 2020
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)*
Saiba como manter a boa nutrição em tempos de confinamento

O nutricionista é o profissional da saúde que vai nos orientar a ter uma alimentação adequada e consequentemente mais qualidade de vida. É essencial para esclarecer quais alimentos nosso corpo, de forma individual, necessita para viver mais e melhor, e envelhecer de forma sadia e fortalecida para combater eventuais mazelas próprias do amadurecimento. Ele atua em inúmeras áreas, não somente para quem deseja perder peso, associado com as famosas dietas de emagrecimento.

Entrevistamos duas profissionais desta especialidade: Cynthia Lamblet, 42 (primeira foto), graduada em nutrição pela UFF, pós em nutrição clínica funcional e em nutrição esportiva e especialista em gastronomia saudável e funcional; e Daniella Morgado, 23 anos (segunda foto), formada em nutrição funcional, pós-graduanda em materno-infantil e health coach. 

Em tempos de confinamento precisamos saber como cuidar da nossa saúde, de forma geral. Confira aqui as entrevistas exclusivas das duas especialistas e suas recomendações na página 8 desta edição. 

Caderno Z: Em que consiste a função do nutricionista? 

Daniella Morgado: A função do nutricionista na área clínica é realizar um diagnóstico nutricional através dos hábitos alimentares do paciente, dos exames voltados para a nutrição, avaliação física, do estilo de vida, entre outros fatores relevantes que serão avaliados durante a consulta. A partir desse diagnóstico será elaborado um plano alimentar que atenda todas as necessidades energéticas para que o paciente possa alcançar o seu objetivo, seja ele emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar a saúde e tornar cada vez melhor a relação com a comida.

Cynthia Lamblet: A principal função de um nutricionista é promover saúde e prevenir doenças através da alimentação saudável. Somos profissionais que fazemos muito mais do que “fazer alguém emagrecer”.

 

Quais as áreas de atuação da nutrição?

Daniella: São várias. Na parte clínica nós temos a área de nutrição clínica – assistência nutricional e dietoterápica hospitalar, ambulatorial, em nível de consultórios e em domicílio;  área de nutrição em esportes e exercício físico – assistência nutricional e dietoterápica para atletas e desportistas. Dentro dessas áreas nós encontramos a nutrição materno infantil, comportamental, vegana e vegetariana, nutrição funcional e muitas outras.

Cynthia:  É vasto e tem se expandido cada vez mais. Atuamos em: alimentação coletiva (em empresas privadas e públicas, restaurantes, hotéis, alimentação escolar, catering aéreo, plataformas "offshore", unidades prisionais); nutrição clínica (em hospitais, ambulatórios e consultórios, bancos de leite humanos e lactários, centrais de terapia nutricional, personal diet); nutrição esportiva para melhora da performance de atletas e desportistas; na produção, indústria e no comércio de alimentos (na pesquisa e desenvolvimento de produtos, elaboração de cardápios, cozinha experimental, produção, controle da qualidade e promoção de produtos), além de atuarmos no ensino e na pesquisa.  

 

Qual a importância do nutricionista no dia a dia das pessoas?

Daniella: Através do plano alimentar individualizado que for montar para o paciente, ele consegue estabelecer uma rotina de alimentação mais saudável atendendo todas as necessidades do paciente como o que ele gosta de comer, o que vai gerar saciedade, o que de fato vai trazer benefícios para a saúde e qual seria a melhor forma para o paciente alcançar os seus objetivos e resultados.

Cynthia: Podemos melhorar a qualidade de vida de alguém com uma educação nutricional eficaz: mudando de hábitos alimentares, ensinando uma relação mais prazerosa com os alimentos e mostrando que é possível comer bem e ser saudável. 

 

Sobre a pandemia, o melhor é se alimentar corretamente para aumentar a imunidade. Como fazer isso?

Daniella: Numa pandemia é indispensável seguirmos uma rotina de alimentação mais saudável visto que precisamos aumentar a nossa imunidade para encarar a doença caso sejamos acometidos por ela de uma forma menos agressiva. A alimentação não vai evitar o contágio mas ela pode ajudar no quadro de melhora da doença. Nesse momento é muito importante mantermos uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras. Mas sempre brinco com os meus pacientes e seguidores que isso todo mundo já sabe, não é mesmo? Daí a importância do tratamento nutricional pois dessa forma conseguimos montar um plano totalmente individualizado conforme já mencionei aqui e assim será muito mais fácil e seguro o paciente seguir. Como já era de costume antes dessa pandemia, eu sempre solicito um exame bioquimica voltado para a parte nutricional, pois com ele conseguimos fazer uma suplementação individual caso o paciente apresente alguma carência nutricional que possa comprometer o estado de saúde dele. Dessa forma o paciente se sente muito mais seguro. 

Cynthia: Sim, a alimentação pode ser uma grande aliada no reforço do sistema imunológico. Deve-se investir em alimentos ricos em vitaminas A, C, D e E e em minerais como zinco, selênio e magnésio. Elas vão auxiliar na regulação das células de defesa, no aumento da capacidade das células em reconhecer agentes infecciosos, no aumento da produção de anticorpos, além de serem potentes antioxidantes com importante função na proteção das células do sistema imunológico. 

 

As pessoas estão mais ansiosas devido a quarentena, o que acaba afetando diretamente a alimentação. Como amenizar essa condição?

Daniella: A prática de exercício físico e a busca por atividades que geram prazer pode ajudar a diminuir o estresse do dia a dia na quarentena. Busque coisas que te tragam felicidade pois dessa forma será bem mais fácil encarar a ansiedade. Entenda que comer coisas que não sejam saudáveis é muito bom mas estar com a saúde física, mental e fisiológica também é sensacional. Descontar a ansiedade na comida só vai te trazer ainda mais infelicidade. Busque o equilíbrio através dela.

Cynthia: Cuidando da saúde de forma ampla, ou seja, do corpo, da nutrição e da mente. Como fazer isso? Praticando algum tipo de atividade física regularmente – a partir de 20 minutos diários já é possível diminuir a ansiedade e aumentar a sensação de bem-estar; melhorando a saúde intestinal e, assim, aumentando a produção da serotonina, também conhecida como o hormônio do bem-estar e do prazer.

 

É aconselhável fazer dieta durante o isolamento?

Daniella: É aconselhável sim fazer dieta na quarentena desde que ela seja prescrita por um nutricionista pois dessa forma ele vai atender todas as suas necessidades energéticas. Mas lembre-se que esse não é o momento para fazer dietas restritivas. O ideal é seguir um plano alimentar saudável, gostoso e que te dê prazer para não gerar estresse.

Cynthia: Iniciar uma dieta restritiva nesse período, sem o acompanhamento de um nutricionista, pode não ser uma boa opção. A redução excessiva de calorias e carboidratos pode comprometer a produção adequada do hormônio do bem-estar: a serotonina. Além disso, a alimentação pode ficar deficiente em fibras, vitaminas e minerais importantes nesse momento.

 

A quarentena é um bom momento para mudar hábitos alimentares?

Daniella: Na minha prática clínica eu descobri que nessa quarentena, ao contrário do que muitas pessoas pensam é um ótimo momento para as mudanças de hábito pois as pessoas estão tendo mais tempo livre e isso acaba sendo um ponto positivo para se dedicar à preparação das refeições, de receitas saudáveis e até mesmo de se exercitar. Observei que muitos pacientes que diziam não gostar de cozinhar passaram a se dedicar a essa atividade na quarentena pois a falta de tempo os impediam de realizá-la. Portanto, invista nas coisas que antes você dizia não conseguir por falta de tempo, pois dessa forma irá descobrir se o fato de você não fazer determinadas coisas era a falta de tempo ou simplesmente uma desculpa de querer jogar a culpa no tempo. Já parou para pensar nisso? Quantas coisas você não faz com a desculpa de falta de tempo? 

Cynthia: Com certeza, mudar hábitos que não são saudáveis pode ser uma alternativa muito válida. Uma boa opção é diminuir a ingestão de produtos ultra processados, ricos em sódio e açúcar como refrigerantes, embutidos (mortadela, salsicha, presunto), macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote, biscoitos recheados etc. Ou seja, usar sempre a regra do “Descasque mais e desembale menos”. Esse hábito pode trazer muitos benefícios à saúde! 

 

CONFIRA AS DICAS RECOMENDADAS PELAS NUTRICIONISTAS:

 

Dicas de Cynthia Lamblet

Mantenha-se hidratado: água é a principal substância do corpo

Com o consumo de grão de bico, aveia, banana, cacau acima de 70%, amêndoas; cuidando da qualidade do sono: diminuindo a ingestão exagerada de bebidas ricas em cafeína, como o café, refrigerantes ricos em cola, chá preto e chá mate e aumentando o consumo de chás calmantes como passiflora, camomila e cidreira; praticando técnicas de relaxamento e respiração, como meditação e yoga que favorecem a diminuição da ansiedade; comendo com calma e mastigando bem os alimentos. Essa prática pode ajudar no reconhecimento da sensação de saciedade. 

Algumas fontes de vitaminas são: vegetais verde-escuros (espinafre, couve, agrião, etc.), frutas e vegetais de cor alaranjada (como mamão, cenoura e manga), castanhas, semente de girassol, abacate, gema de ovo, linhaça e, ainda, frutas como laranja, goiaba, kiwi, caju e morango. 

Lembrando que a vitamina D é 80% produzida na pele e é necessário tomar sol de 15 a 20 minutos por dia. Os minerais têm como principais fontes: a castanha do Pará, a semente de girassol e de abóbora, o gérmen de trigo, os cereais integrais, os feijões e os vegetais de folhas verde escuras. 

Além disso, não se deve esquecer de beber água. A desidratação pode modificar o transporte de nutrientes e de oxigênio do sangue o que também prejudica uma resposta imunológica adequada do corpo. A água é a principal substância do corpo. Manter-se hidratado é fundamental para a garantia de uma boa imunidade. 

 

Dicas de Daniella Morgado

Se nos sentimos saciados, não temos fome

Uma alimentação sem grandes intervalos auxilia na sensação de fome ou saciedade, evitando que não se consuma alimentos não saudáveis por compulsão ou fome exagerada. Incluir no café da manhã e lanches alimentos ricos em proteínas como queijos brancos, ovos e iogurte e alimentos ricos em fibras como frutas e sementes é aconselhável, pois dão a sensação de saciedade. 

Alimentos fonte de gordura boa como castanhas e frutas oleosas como o abacate, também podem ser uma excelente opção para gerar saciedade. E se nos sentimos saciados, não temos fome, logo é muito mais fácil evitarmos as besteiras do dia a dia; beber bastante água; tomar um solzinho de 20 minutinhos também vai te ajudar na melhora da imunidade visto que dessa forma conseguiremos aumentar a vitamina D que é indispensável para melhorar o seu sistema autoimune. A ingestão de frutas cítricas também vai te ajudar visto que é rica em vitamina C.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra