Rumo aos EUA: entre melhores do mundo, Bernardo Costa busca vaga no Crossfit Games

Segunda fase começa no próximo dia 6 de maio e o garoto treina firme para ser um dos representantes do país na competição
sexta-feira, 30 de abril de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O jovem Bernardo se destaca em competição de Crossfit, adaptada à realidade de pandemia
O jovem Bernardo se destaca em competição de Crossfit, adaptada à realidade de pandemia

Talentoso, dedicado e com potencial observado desde o primeiro treinamento, Bernardo Torquato Costa é mais um dos exemplos de atletas que sonham alto em Nova Friburgo. E reforça a constelação friburguense em meio a um recheado universo desportivo. Praticante de Crossfit, o garoto de apenas 17 anos participa de um campeonato online, que vale uma vaga para o Crossfit Games, a ser promovido presencialmente nos EUA. Na primeira fase, dentre 1900 atletas, foi o 19° na classificação mundial. O quarto melhor da América do Sul e o terceiro do Brasil. A segunda fase começa no próximo dia 6 de maio, e o garoto treina firme para ser um dos representantes do país na competição.

A história de Bernardo começa em 2018, quando participou, pela primeira vez, de uma aula de crossfit na CF Legião, em Cachoeiras de Macacu. Já neste primeiro momento, o coach responsável, Israel Ribeiro, comentou com o tio, Vinicius Costa, sobre o potencial do garoto. Incentivo que, num primeiro momento, não foi o suficiente para a continuidade da prática de imediato.

Somente em maio de 2019, Bernardo começou a frequentar as aulas na Uphill, em Nova Friburgo, de maneira regular. Em outubro daquele mesmo ano, junto com um companheiro de academia, conquistou o título do campeonato interno do Box. De potencial comprovado e com o devido incentivo, passou a fazer um treino específico montado por Israel, com foco na performance. Em 2019, participou de um torneio online para iniciantes com atletas de variadas partes do mundo, e o primeiro colocado.

Em 2020, Bernardo esteve presente no Campeonato Brasileiro (TCB - Torneio Crossfit Brasil), alcançando a 6ª colocação. Neste ano começou o Open, o maior campeonato do mundo da modalidade, o Crossfit Games, com a primeira etapa realizada nos EUA.

Na categoria de Bernardo, 16 a 17 anos, participaram cerca 1900 atletas, onde, na primeira fase, 190 se classificariam. O atleta de Nova Friburgo fez parte destes 10% de vitoriosos, sendo o 19° colocado do mundo, o quarto melhor da América do Sul e o terceiro do Brasil. Na próxima fase, 20 competidores vão avançar para a fase presencial, a ser promovida nos EUA. A etapa será entre os dias 6 a 10 de maio, e Bernardo está treinando forte para alcançar este objetivo.

A rotina exige a conciliação com os estudos, de segunda a sábado, e na terça, quinta e sexta, à tarde. O atleta costuma treinar em duas sessões, nos horários em que está disponível. Em tempos de pandemia, com a Uphill fechada, a família se uniu em torno do sonho, abraçou a causa e comprou alguns equipamentos para que Bernardo pudesse treinar, na maior parte do tempo, na sua própria casa. Na academia são realizados, especialmente, os treinamentos com air bike e remo, aparelhos mais caros.

“A caminhada de qualquer atleta no nosso país é complexa, e hoje temos apoio de um médico de atletas no Rio de Janeiro. Ele fornece suplementos e remédios manipulados, além do nosso coach, Israel Ribeiro, e a Uphill, onde ele treina com regularidade. Bernardo também possui ótimo relacionamento com os outros boxes da cidade, a CF Friburgo e Mutare”, relata o tio Vinicius Costa.

O Crossfit

Inspirado no método de treinamento dos fuzileiros navais americanos, o Crossfit começa a ganhar espaço e a conquistar as pessoas que desejam fugir da rotina das academias. E para praticá-lo não é necessário ter a preparação de um militar. Pelo contrário. A atividade é adaptada de acordo com a capacidade de cada um, com o objetivo de aprimorar 10 capacidades físicas: força, potência, velocidade, resistências muscular e cardiorrespiratória, flexibilidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

Os alunos enfrentam treinamentos que variam desde pular e subir em cordas até simular o movimento de remo, levantar peso, usar equipamentos de ginástica artística, como argolas e barras, subir e descer em caixas, dentre outras inovações. O tempo máximo médio de aula é de uma hora, sendo 20 minutos dedicados ao aquecimento, outros 20 à parte técnica e o restante ao WOD (Workout of the day — o treino do dia).

Enquanto nas academias de musculação os alunos seguem uma série de exercícios pré-determinada, no Crossfit a imprevisibilidade é característica marcante. Apenas a primeira atividade costuma ser padrão, mas já no dia seguinte, praticamente nenhuma movimentação será repetida. Além do treino diferenciado, o aluno acompanha as observações e conhece a série que será desenvolvida.

Reconhecido como esporte, o Crossfit conta com campeonatos especializados pelo mundo, e começa a tomar os calendários esportivos do Brasil. Dentre os benefícios da prática estão o aumento da força, redução de medidas e percentual de gordura, melhora na flexibilidade, melhora na capacidade cardiovascular e respiratória, aumento de explosão e velocidade, redução de estresse, definição de tônus muscular e aumento de energia. O Crossfit pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive idosos e crianças, desde que acompanhado por profissionais qualificados.

  • Atleta friburguense foca agora na segunda fase em busca de classificação para etapa internacional

    Atleta friburguense foca agora na segunda fase em busca de classificação para etapa internacional

  • Bernardo ao lado do treinador: Crossfit ganha adeptos e revela talentos na cidade

    Bernardo ao lado do treinador: Crossfit ganha adeptos e revela talentos na cidade

LEIA MAIS

Apesar dda vaga garantida no maior evento do mundo da modalidade, friburguense não conseguiu permissão para viajar

Participação em Miami será o ápice do início da promissora trajetória do atleta friburguense na modalidade

Modalidade cresce em ritmo acelerado e Nova Friburgo ganha boxes e praticantes a cada dia

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: crossfit