Rio: Crivella determina uso obrigatório de máscara de proteção para quem sair de casa

Por conta do grande movimento nas ruas de Friburgo, medida poderia ser adotada também na cidade
sábado, 18 de abril de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou na última sexta-feira, 17, que vai decretar a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção a todas pessoas que estejam fora de casa, além de outras medidas de afastamento social. Crivella disse que isso torna-se necessário diante do quadro traçado de evolução dos casos da doença nas próximas duas ou três semanas e da falta de leitos de UTI suficientes na rede municipal.

A medida foi proposta pelo Comitê Científico, após uma reunião  que analisou o o cenário de contaminação.na capital. “A prefeitura já vai adotar como regra do prefeito ao gari. Todos nós vamos usar máscaras, guardas municipais, os funcionários que estão respondendo expediente. Saiu na rua, coloca a sua máscara para evitar o aumento da contaminação e, principalmente, nesses próximos dias.”, pediu Crivella.

O prefeito ainda recomendou aos cariocas que seguissem com o isolamento social e avalia que outras medidas serão necessárias para conter o avanço da infecção. "É unânime isso. Precisamos manter o nosso afastamento, o isolamento. Pediram para que estudássemos novas medidas a serem implementadas e para que não diminuísse sob hipótese alguma esses números calculados que são de 70% de circulação nas ruas e 80% nos transportes".

Movimento em Nova Friburgo

Desde o início das recomendações de isolamento social, as ruas do centro de Nova Friburgo não tiveram seu movimento reduzido significativamente, apesar dos decretos da prefeitura permitindo apenas o funcionamento das atividades essenciais e das diversas ações de conscientização e fiscalização realizadas, pedindo para que as pessoas voltassem para suas casas e só saíssem quando necessário.

Em Friburgo, várias lojas continuam restringindo a entrada e, mesmo assim, após higienização das mãos ou funcionando à meia porta para atender os clientes. Em locais onde há filas, muitos não respeitam a distância mínima de 1,5m. A maior parte das pessoas circula nas ruas sem equipamentos de proteção e ignora as recomendações sanitárias. A medida adotada pro Crivella pode vir a cair bem na cidade que já contabiliza 25 casos confirmados na cidade e um óbito por Coronavírus.

 

LEIA MAIS

Informações são do mais novo Boletim Coronavírus emitido semanalmente pela prefeitura

Imunizante deverá ser aplicado em três doses

Todos os pacientes eram idosos com mais de 70 anos e doentes crônicos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra