Rio ampliará leitos, abrirá shoppings 24h para o Natal mas fechará escolas

Friburgo vê total de coronavírus passar de 5 mil casos, sendo 99 novos e um óbito de quarta para quinta. Ocupação de leitos aumenta
sexta-feira, 04 de dezembro de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Movimento nas ruas da cidade em plena quarentena (Foto: Henrique Pinheiro)
Movimento nas ruas da cidade em plena quarentena (Foto: Henrique Pinheiro)

O governador em exercício, Cláudio castro, e o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciaram na tarde desta sexta-feira, 4, novas medidas de enfrentamento ao coronavírus. Eles afirmaram, segundo o portal de notícias G1, que mais leitos, tanto de enfermaria quanto de UTI, serão abertos e que escolas municipais serão fechadas.

No entanto, shoppings poderão funcionar 24 horas para as compras de Natal. As autoridades alegam que o objetivo é evitar aglomerações.

Nesta quinta-feira, 3, a Secretaria Estadual de Saúde regsitrou 3.700 novos casos de Covid e um aumento na média móvel. A capital contabilizou 127 mortes por coronavírus apenas nas últimas 24 horas. No total, são 365.185 casos e 22.891 óbitos no estado.

Em Nova Friburgo, de acordo com o boletim divulgado pela prefeitura na noite desta quinta, já passam de cinco mil os casos totais confirmados de Covid e 178 óbitos, sendo 99 casos e uma morte nas últimas 24 horas. A bandeira válida para a semana que vem será definida ainda nesta sexta-feira. Até este domingo está em vigor a amarela (entenda as regras atuais clicando aqui).

Ocupação de leitos aumenta

Na cidade, a média de ocupação de leitos, que vinha abaixo de 50% nos últimos dias, subiu para 75,8% nas enfermarias e para 64,3% nas UTIs dos hospitais locais. A lotação chega agora a 100% nos leitos de enfermaria da Unimed e nos leitos de UTI do Hospital Serrano.

Castro disse que que o estado abrirá quase 400 leitos para tratar doentes de Covid. Já Crivella prometeu disponibilizar mais 170 leitos de enfermaria e 50 leitos de UTI nos próximos dias.

O prefeito anunciou também que, por conta do aumento de casos, as escolas municipais da capital serão fechadas. A decisão, segundo ele, atende a um pedido do Ministério Público e do Comitê Científico.

Além disso, Crivella disse que, a partir da semana que vem, os tomógrafos do município (aparelhos usados em exames de imagem) vão funcionar 24 horas por dia para atender pacientes com suspeita de coronavírus.

Os dois governantes disseram ainda que vão aumentar a fiscalização em todo o estado.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também alertou, por meio de uma nota técnica, que a cidade do Rio está perto de um colapso no sistema de saúde, com a possibilidade de enfrentar um quadro sério de desassistência geral, por causa da Covid-19.

De acordo com o estudo, uma das preocupações é o aumento no número de casos perto das festas de fim de ano. Especialistas apontaram que o motivo do alerta é o "excesso de mortalidade" no município.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra