Problemas técnicos no servidor que hospeda o site de A VOZ DA SERRA atrasaram a correção e exclusão errada de uma reportagem relacionando o Dr. Luis Fernando, candidato a prefeito de Nova Friburgo, a uma operação policial em Magé na manhã desta segunda-feira, 9.
A reportagem entrou no ar às 11h, com o cuidado de registrar que já havia sido pedida e ainda estava sendo aguardada a defesa do candidato. Vale ressaltar que a operação em Magé estava ocorrendo desde as primeiras horas da manhã sem qualquer relação com Nova Friburgo.
Às 11h40, logo que a assessoria do candidato enviou resposta ao jornal, o texto foi retificado com todas as alegações apresentadas pelo Dr. Luis Fernando. Em nota reproduzida na íntegra pelo jornal, ele próprio confirmou a diligência em sua casa, mas rechaçou qualquer relação com o caso de Magé. Afirmou que a diligência tinha natureza eleitoral oriunda de uma falsa denúncia e que nada foi encontrado.
Apesar de o texto ter sido imediatamente corrigido por nossa redação, suprimindo qualquer referência à operação de Magé, a atualização online sofreu um atraso anormal devido a problemas técnicos no site, que só foram definitivamente sanados às 12h20.
Às 13h20, mesmo com o texto no ar já corrigido, o site ainda publicou uma nova reportagem, também publicada como manchete, com uma retratação em consideração ao candidato e o esclarecimento do ocorrido. Vale lembrar que esta retratação teve destaque no site por mais de quatro horas.
Apesar disso, na manhã desta terça-feira, 10, descobriu-se que, em alguns celulares e computadores, ainda podia ser lida, sem correções, a versão original da primeira reportagem. Somente então o link da matéria foi definitivamente deletado - o que não havia sido feito antes apenas com o propósito de manter atualizados os leitores que acessassem aquela notícia.
Explicações da TI
De acordo com os responsáveis pela área de TI, devido a uma instabilidade justamente durante o processo de atualização da notícia inicial, foi necessário reiniciar o servidor, num processo que deixou o site fora do ar por cerca de uma hora, o que atrasou as correções.
Com relação à manutenção indevida da versão original, sem correções, até o dia seguinte, a TI explica: “O site conta com um sistema chamado de cachê. Mesmo tendo a equipe do jornal excluído a matéria no painel de administração, o servidor manteve automaticamente uma outra cópia. Assim que isso foi identificado, a matéria foi excluída manualmente do servidor pela equipe técnica de manutenção”. Vale lembrar que a cópia mantida automaticamente pelo servidor foi a do texto original, antes das correções.
Deixe o seu comentário