Regulamentado Fundo Estadual de Fomento ao Microcrédito Produtivo

Objetivo é fomentar a economia fluminense por meio de financiamento orientado a micro e pequenos empreendimentos
segunda-feira, 01 de março de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Regulamentado Fundo Estadual de Fomento ao Microcrédito Produtivo

O governador em exercício do Estado do Rio, Cláudio Castro, regulamentou o Fundo Estadual de Fomento ao Microcrédito Produtivo Orientado para Empreendedores – Fempo, com atuação em todo estado do Rio de Janeiro. O Fundo, inicialmente instituído pela Lei 6.139/11, de autoria do Poder Executivo, foi alterado pela Lei 7.039/15, também do Executivo, uma vez que a primeira norma restringia a atuação do Fempo apenas a comunidades pacificadas do Rio de Janeiro.

O objetivo do Fempo é fomentar a economia do Estado, por meio de financiamento orientado a micro e pequenos empreendimentos produtivos, inclusive, pequenos produtores agrícolas, artesãos e músicos, em comunidades pacificadas ou não, considerados relevantes para o desenvolvimento sustentável do Estado.

A norma estabelece que poderão ser beneficiárias as microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais e empreendedores individuais, bem como as pessoas naturais empreendedoras de atividade produtiva. A medida determina, ainda, que sejam atendidos preferencialmente, os empreendimentos produtivos de pessoas com deficiência, em qualquer região do estado, desde que preencham os requisitos técnicos do programa.

O Fempo receberá recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social- Fundes. E, caberá à Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio), a administração do Fundo, competindo-lhe, dentre outras atribuições: estabelecer as condições operacionais aplicáveis aos financiamentos; elaborar o modelo de formulário para os pedidos de financiamento e deliberar sobre a aprovação ou não desses pedidos.

O Fundo, por intermédio de sua Administradora, poderá credenciar correspondentes para a capacitação na gestão dos empreendimentos tomadores de microcrédito e recepção e encaminhamento de propostas referentes às operações de crédito, inclusive fintechs. A norma também autoriza a abertura de conta corrente específica para o recebimento e a movimentação dos recursos geridos pelo Fundo.

A administradora receberá todo e qualquer pagamento relativo a cada operação contratada e efetuará o crédito até o 5º dia útil do recebimento, na conta-corrente do Fundo, e deverá encaminhar, anualmente, o relatório consubstanciado dos contratos de financiamento, celebrados nos termos do art. 1º da Lei nº 6.139/11, à Alerj, devendo ainda ser publicado no Diário Oficial do Legislativo.

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios