O Governo Federal anunciou que vai pagar, nesta quinta-feira, 28, um lote residual do auxílio emergencial a pessoas que ficaram impossibilitadas de trabalhar ou tiveram a renda mensal significativamente comprometida devido á pandemia da Covid-19. O total é de R$ 248 milhões para 196 mil pessoas que ainda aguardavam a liberação do recurso extra. O dinheiro estará depositado em contas poupanças sociais digitais.
Neste grupo, segundo Ministério da Cidadania, há 191 mil trabalhadores que apresentaram contestações por meio da plataforma digital nos períodos de novembro a dezembro de 2020. Após análise, o governo considerou que essas pessoas receberão o crédito de todas as parcelas a que têm direito. O grupo inclui nascidos de janeiro a dezembro.
Também nesta quinta-feira, a Caixa Econômica Federal vai permitir as retiradas em espécie para outros cinco mil cidadãos que tiveram seus benefícios concedidos e depois reavaliados em janeiro, por causa de atualizações de informações que foram feitas nos bancos de dados governamentais. O Governo Federal fez nova análise e decidiu que são aptas a receber todas as parcelas restantes. Esse grupo também inclui nascidos de janeiro a dezembro. A portaria 597 — que trata do assunto — foi publicada na última terça-feira, 26, no Diário Oficial da União.
Calendário para 3,3 milhões
O calendário regular de pagamentos do auxílio emergencial se encerrou nesta quarta-feira, 27, para 3,3 milhões de trabalhadores nascidos em dezembro, que terão os saques finalmente liberados, assim como as transferências bancárias. Com isso, chegam ao fim os pagamentos iniciados em abril de 2020. No caso desses aniversariantes de dezembro, o depósito foi feito pela Caixa nos dias 12 e 29 de dezembro (ciclos 5 e 6 de pagamento, respectivamente).
Quem tem direito ao recurso
Parcelas: Segundo o Ministério da Cidadania, entre as 196 mil pessoas contempladas no total, há 8.300 que receberão a segunda, a terceira, a quarta e a quinta parcelas do auxílio emergencial. Outros 40.900 trabalhadores receberão as três últimas. Um terceiro grupo, de quase 68.100 cidadãos, terá direito à quarta e à quinta parcelas. Por último, 78.300 vão sacar somente a quinta parcela.
Datas: Confira a data em que foi feita a contestação. Serão pagos os que recorreram de 7 a 16 de novembro de 2020 e também de 13 a 31 de dezembro de 2020.
Aplicativo: Veja no aplicativo Caixa Tem se o dinheiro caiu na conta antes de procurar a agência para o saque.
Deixe o seu comentário