Prouni: MEC volta a prorrogar prazo para comprovação de informações

Data já havia sido adiada outras duas vezes após candidatos reclamarem de instabilidade no sistema do programa
sexta-feira, 16 de setembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O prazo para comprovar informações no Programa Universidade para Todos (Prouni) foi prorrogado mais uma vez pelo Ministério da Educação (MEC). Antes da prorrogação, o prazo seria encerrado na última terça-feira, 13. Agora, os candidatos pré-aprovados na segunda chamada deverão cumprir a etapa até esta sexta-feira, 16. Com isso, as datas para os candidatos à lista de espera também mudaram.

As novas datas foram publicadas no Diário Oficial da União de terça-feira, 13. A publicação também ampliou até a próxima quinta-feira, 22, o prazo para as instituições de ensino informarem a aprovação ou reprovação dos candidatos pelo Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni). 

A etapa de comprovação de informações serve para verificar se o aluno tem o perfil indicado para a bolsa e é obrigatória para o processo de matrícula na instituição de ensino. A autenticação dos dados pode ser feita de forma virtual ou presencial na instituição para a qual foi pré-selecionado, conforme orientações de cada universidade.

Novo cronograma 

  • Comprovação de informações: até esta sexta-feira, 16;

  • Manifestação de interesse na lista de espera: próximos dias 27 e 28;

  • Divulgação do resultado da lista de espera: 3 de outubro;

  • Entrega da documentação: 3 a 7 de outubro;

Esta é a terceira alteração nas datas que o Ministério da Educação oficializa em relação ao primeiro edital publicado em agosto. O MEC informou a medida "visa garantir o máximo de tempo hábil aos estudantes participantes, para que possam comprovar as informações prestadas no momento da inscrição junto às instituições de ensino para as quais foram pré-selecionados, de forma virtual ou presencial".

A  Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) disse, em nota, que a "medida é positiva na medida em que o aluno tem a oportunidade de finalizar o seu processo e a sua vinculação junto a universidade", informou a entidade, em nota. No entanto, a ABMES defende que é importante que o aluno que finalize o processo de adesão do programa no novo prazo e inicie o ano letivo em 2023 para não ter prejuízos acadêmicos ou ser reprovado por faltas. (Com informações do G1)

 

LEIA MAIS

Prazo para comprovar dados vai até 7 de outubro

Programa do Governo Federal oferece bolsas de estudo em universidades particulares

Nesta segunda seleção estão disponíveis 60.551 bolsas integrais e 107.229 parciais

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Prouni