Projeto que declara Nova Friburgo como a “Suíça Brasileira” é aprovado

Iniciativa, apresentada pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL/RJ) e relatada por Chris Tonietto (PL/RJ), visa considerar a rica herança suíça da cidade e promover a identidade cultural local associada à sua história
quinta-feira, 26 de outubro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro/AVS)
(Foto: Henrique Pinheiro/AVS)

No dia 26 de outubro de 2023, o município de Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro, conquistou o título de “Suíça Brasileira” com a aprovação unânime do Projeto de Lei 10.706/2018 pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. A iniciativa, apresentada pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL/RJ) e relatada por Chris Tonietto (PL/RJ), visa considerar a rica herança suíça da cidade e promover a identidade cultural local associada à sua história.

A História de Nova Friburgo como a “Suíça Brasileira”

A cidade de Nova Friburgo, com mais de 200 anos de história, foi fundada por imigrantes suíços em 1819-1820. Eles chegaram à região em busca de uma vida melhor no Novo Mundo, fugindo das adversidades da Revolução Industrial na Europa e das consequências da tesouros do tesouro Tambora, que afetou o clima global. Calcula-se que essa soberania tenha causado a morte de 70.000 pessoas e levada à conhecida “ano sem verão” em 1816 na Europa.

Com o objetivo de fortalecer os laços de amizade com os povos germânicos e obter apoio contra o Império Francês, o então regente D. João VI emitiu um decreto em 1818, autorizando a colonização de terras brasileiras por suíços. Sebastian Nicolau Gachet foi o agente encarregado de estabelecer uma colônia de 100 famílias suíças na fazenda Morro Queimado, em Cantagalo, uma localidade com clima e características naturais semelhantes à Suíça.

Em 1819, dois mil e seis imigrantes suíços embarcaram em direção ao Brasil, com 1631 deles chegando a Nova Friburgo, apesar das dificuldades durante a viagem, que resultaram em 389 óbitos e 14 nascimentos. A cidade cresceu ao longo do século XIX, tornando-se a principal produtora de alimentos na região oriental do Vale do Paraíba do Sul. Em 1890, foi elevada à categoria de município e continuou a prosperar no início do século XX, com um crescente setor comercial e industrial.

Reconhecimento oficial

A aprovação do Projeto de Lei 10.706/2018 fará com que Nova Friburgo torne-se oficialmente a “Suíça Brasileira” perante a legislação federal. Essa iniciativa não apenas presta homenagem à herança suíça da cidade, mas também busca fortalecer os laços culturais e econômicos com a Suíça, incentivando o turismo e a promoção da história da cidade.

É importante destacar que o estado do Rio de Janeiro já havia oficializado o título por meio da Lei nº 7.683, de 1° de setembro de 2017, demonstrando o apoio e a legitimidade da população local a essa homenagem. Agora, com a aprovação na esfera federal, Nova Friburgo reforça sua identidade como a “Suíça Brasileira” e continua a preservar sua rica herança cultural e histórica.

Essa decisão é um marco importante na história de Nova Friburgo, destacando sua conexão única com a Suíça e a continuidade do compromisso em promover sua herança suíça para as gerações futuras. A cidade pode esperar um futuro brilhante como um destino turístico que celebra sua história e cultura únicas.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: