Projeto prevê isenção do Imposto de Renda para profissionais da saúde

Receita Federal poderá instituir prazo extraordinário para a declaração, a fim de cumprir a medida. Falta o Senado aprovar
quarta-feira, 08 de julho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
 Projeto prevê isenção do Imposto de Renda para profissionais da saúde

O Senado Federal vai analisar uma proposta de isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para os profissionais de saúde diretamente envolvidos no combate à pandemia do coronavírus. Esse é o teor do projeto de lei 3.191/2020, do senador Rogério Carvalho (PT-SE), conforme divulgado nesta quarta-feira, 8, pela Agência Senado.

A proposta altera a lei que disciplina o Imposto de Renda (lei 7.713, de 1988) para isentar da tributação no exercício de 2020 os rendimentos dos profissionais de saúde envolvidos no combate à pandemia. De acordo com o texto, a Receita Federal poderá instituir prazo extraordinário para a declaração do IR, a fim de cumprir a medida.

Ao justificar a proposta, o senador Rogério Carvalho declara que além de um benefício a esses profissionais, a iniciativa visa suavizar os impactos da pandemia de coronavírus na economia, uma vez que a isenção do IR liberaria mais dinheiro à população em um período que deve ser de baixa atividade econômica. O senador ressalta que diante da situação de calamidade pública, a criação de novos benefícios tributários ou a liberação de incentivos não exigem compensação nas contas do governo.

Nas redes sociais, o senador compartilhou que alguns profissionais têm permanecido em tempo integral nos hospitais, longe de suas famílias, se dedicando exclusivamente a cuidar dos doentes. Para ele, a isenção do Imposto de Renda aos responsáveis pela saúde é uma forma de cuidar dos profissionais que mais têm se dedicado na emergência de saúde pública causada pelo coronavírus.

“Os profissionais de saúde têm tido um papel fundamental no combate à pandemia e na tarefa de salvar vidas. Chegou a hora de nós cuidarmos desses profissionais e isentarmos todos os profissionais de saúde do pagamento do Imposto de Renda este ano. Isto é o mínimo que  podemos fazer por aqueles que estão dedicando parte importante de suas vidas, colocando-se em risco e também seus familiares para cuidar de milhões de brasileiros”, explicou o senador.

LEIA MAIS

Omissão de rendimento foi principal erro cometido pelos contribuintes junto ao Fisco

Envio da declaração vai até 31 de maio, mas datas da restituição são mantidas

Envio das declarações começa no dia 2 de março e vai até 30 de abril

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra