Programa ViraVida, do Sesi, inscreve para curso online de empregabilidade

Aulas gratuitas são destinadas a jovens de 14 a 22 anos, de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social
quinta-feira, 09 de junho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Divulgação
Divulgação

O programa ViraVida Jovens do Futuro 2022, executado pela Divisão de Cidadania do Serviço Social da Indústria (Sesi), inscreve até a próxima terça-feira, 14, para o curso online sobre empregabilidade. São 200 vagas gratuitas e destinadas a adolescentes e jovens de ambos os sexos, entre 14 e 22 anos.

Para esta edição do curso, o módulo “Empregabilidade na prática” visa  proporcionar aos jovens o aprendizado sobre questões relacionadas ao mundo do trabalho. Serão abordadas questões práticas e comportamentais, assim como o uso do português e da matemática do dia a dia. Para participar, basta preencher o formulário disponível em bit.ly/3O6cTVU. 

Em 2020, devido à pandemia, foi construída uma versão online para a realização do programa. Com uma tecnologia social chancelada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), as ações serão pautadas no acolhimento, no diálogo e na construção coletiva. O programa conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e professores de português e matemática.

O programa ocorrerá em plataformas de fácil acesso, promovendo atividades em horários flexíveis, permitindo aos jovens incluí-las em sua rotina. Ao longo de três meses, os jovens poderão refletir sobre o seu perfil e escolhas profissionais, além de aprimorar sua performance em processos seletivos. Os conteúdos vão desde a elaboração de currículos atrativos até aspectos socioemocionais em situações de dinâmicas de grupo e entrevistas.

“Trata-se de uma experiência que contribui para o autodesenvolvimento e para o desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho”, resume Celso de Souza Cunha, especialista em Projetos Especiais do Sesi e coordenador do ViraVida.

O Programa ViraVida Jovens do Futuro é mais uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) que compreende a importância do acolhimento, do fortalecimento da rede de apoio e da continuação do desenvolvimento psicossocial de jovens frente aos desafios já existentes no âmbito social, educacional, de empregabilidade e saúde, temas estes agravados em decorrência da pandemia. A iniciativa atua há mais de dez anos no Rio, atendendo jovens de 14 a 22 anos de comunidades de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Mais informações na página do Programa ViraVida no site da Firjan: www.firjan.com.br/sesi/educacao/programa-vira-vida. 

 

LEIA MAIS

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos

Valem projetos de pesquisa de estudantes dos ensinos fundamental II, médio e técnico das redes pública e privada de ensino

Objetivo é garantir destinação de verbas vinculadas, sem possibilidade de transferência para outras contas do tesouro municipal

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 77 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Educação