Programa Turismo Presente propõe parcerias com o interior

Prefeitura já recebeu o material e as informações do governo do estado e fará o cadastramento para pleitear viabilização de projetos
quinta-feira, 20 de janeiro de 2022
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
O Teleférico de Nova Friburgo: ponto turístico (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
O Teleférico de Nova Friburgo: ponto turístico (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio das secretarias de Turismo e de Cidades, lançou, nesta semana, o Programa Turismo Presente, que prevê obras de infraestrutura turística nos municípios do interior. Serão selecionadas as obras prioritárias, viabilizando projetos de interesse estratégico para o desenvolvimento do turismo fluminense.

“O turismo tem sido essencial para a retomada da economia no Estado do Rio. Somos o cartão-postal do Brasil e da América Latina, temos uma capital maravilhosa e um interior belíssimo. Nos últimos meses, estamos reforçando a infraestrutura e a segurança de todo o nosso estado, qualificando os setores turísticos do interior e dando condições adequadas para receber visitantes. Esse diálogo com os municípios é o que precisamos para o Rio de Janeiro continuar crescendo”, disse o governador Cláudio Castro.

O programa prevê a concepção, planejamento e execução de ações junto aos municípios do estado, voltadas para a melhoria da infraestrutura turística regional e municipal e da qualidade de vida e do bem-estar da população fluminense. O Turismo Presente vai oferecer infraestrutura adequada, que garanta a qualidade de vida e o bem-estar da população, além de permitir a chegada e a permanência tranquila dos visitantes.

“Um destino tem que ser bom para o morador e para o turista. É urgente que sejam executadas obras em diversos municípios do interior que sofrem por falta de infraestrutura que lhes permitam receber com excelência os visitantes. Qualquer viajante quer estradas seguras, sinalização turística adequada e demais serviços como, por exemplo, os relacionados ao saneamento básico e aos serviços turísticos com condições adequadas para recebê-los”, contou o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca.

Projetos em Nova Friburgo

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Marketing informou para A VOZ DA SERRA que já recebeu o material e as informações sobre o Programa Turismo Presente, e fará o cadastramento para pleitear a viabilização de alguns projetos de construção, revitalização e reforma que se enquadrem no programa.

De acordo com o secretário de Turismo, Renan da Silva Alves, o Turismo Presente será realizado através de inscrições de projetos.  “Esse programa se dá através de inscrições de projetos, dentro de uma listagem de possibilidades que o Estado preconiza. A prefeitura inscreve os projetos que são avaliados. Recebemos essa semana o material do projeto evamos debatê-los com a equipe do Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos (EGCP), da prefeitura para avaliarmos quais projetos se enquadram para realizar a inscrição. É uma excelente oportunidade, mas a inscrição não garante a execução, pois há uma seleção pelo Governo do Estado. Logo faremos o máximo de inscrições”, disse o secretário.

A parceria da prefeitura friburguense com o Turismo Presente poderá ser uma chance de tornar realidade o projeto da tão esperada construção do pórtico de Theodoro de Oliveira, principal entrada de Nova Friburgo. Pórticos são comuns em cidades turísticas.   

 

LEIA MAIS

O tema será “Arte, Educação e Cultura”. A entrada é franca

Taxa de ocupação dos hotéis foi de 85% na alta temporada

Abertura oficial do evento é neste domingo com encerramento na próxima quinta-feira

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Turismo