Primavera começa neste domingo com previsão de tempo ainda seco

Formação do La Niña no decorrer da estação deve trazer a volta gradual das chuvas
sexta-feira, 20 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Lili Costa)
(Foto: Lili Costa)

A primavera começa oficialmente neste domingo, 22, às 9h44 (horário de Brasília), e deve ser marcada este ano pelo clima seco, pelo menos, até meados de novembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Fundação Cearense de Metrologia (Funceme).

As chuvas podem ficar acima da média, principalmente em pontos isolados, como Acre, Roraima, sudeste do Amazonas, sudeste da Bahia e Rio Grande do Sul. É previsto também o retorno gradual das chuvas no Mato Grosso do Sul. Já nos demais estados da região Centro-Oeste, no Sudeste e em parte do Sul, a frequência e a intensidade das chuvas dependerão da umidade vinda da Amazônia.

La Niña na Primavera 

Os principais centros de monitoramento do clima global já consideraram a formação do La Niña no decorrer da primavera de 2024. Esse fenômeno climático costuma ser caracterizado por quedas de temperaturas e mais chuvas. O retorno da chuva regular, no entanto, é muito esperado agora, não só para conter as queimadas que devastaram matas em grande parte do Brasil nos últimos dias, mas para refazer a umidade do solo, favorecendo a retomada do plantio das novas safras agrícolas. A chuva do último verão ficou abaixo do desejado e o Brasil começa a sentir os efeitos dessa estiagem prolongada e do calor intenso.

O fenômeno climático La Niña deve se iniciar no Brasil no decorrer da estação com 58% de chances no trimestre que vai até novembro. Já no trimestre outubro-novembro-dezembro, a probabilidade do início do fenômeno aumenta para 60%. A primavera 2024 vai até 21 de dezembro, às 6h20 ( horário de Brasília).

Em Nova Friburgo

O primeiro fim de semana da primavera na cidade, segundo os institutos de meteorologia será com muitas nuvens, com temperatura máximas de 26ºC e mínima de 13ºC com intensidade fraca de ventos, umidade mínima de 40% e máxima de 100%.

*Reportagem da estagiária Laís Lima sob a supervisão de Henrique Amorim

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: