Prefeitura anuncia que vai comprar quatro mil testes de Covid-19

Justificativa para licitação é o “crescente número de casos em todo país e também em Nova Friburgo”
sexta-feira, 24 de julho de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Prefeitura anuncia que vai comprar quatro mil testes de Covid-19

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Logística, publicou na edição desta quinta-feira, 23, do Diário Oficial eletrônico do município, um aviso de dispensa de licitação informando que fará uma pesquisa de mercado para aquisição emergencial de quatro mil testes de Covid-19. A compra irá suprir a demanda da Secretaria Municipal de Saúde no enfrentamento da emergência de saúde pública em decorrência da pandemia do coronavírus.

Os testes que serão adquiridos serão do tipo por imunofluorescência qualitativo (positivo/negativo) e diferencial de anticorpos IGG/IGM contra coronavírus (Sars-Cov-2) em amostras de soro, sangue total e plasma. O ato oficial não informa qual a estimativa de gastos da prefeitura para a compra dos referidos testes.

Segundo a Prefeitura de Nova Friburgo, a compra se justifica “pelo crescente número de casos confirmados de Covid-19 em todo país, sobretudo no município de Nova Friburgo” e que “a necessidade da contratação pública fundamenta-se em critérios técnicos tomando por base a doença e transmissão do vírus, assim como as projeções do seu comportamento, além das orientações dos órgãos oficiais de saúde”. Por isso, “torna-se extremamente necessário um diagnóstico rápido e preciso através de testes rápidos disponíveis recentemente no mercado”, informou o Executivo. 

“Os exames diagnósticos, incluindo os testes rápidos, podem desempenhar um papel fundamental no processo de triagem e diagnóstico em que pacientes infectados com coronavírus e diversas outras infecções respiratórias virais podem apresentar simultaneamente, caracterizando quadro semelhante de síndrome gripal”. Por fim, a prefeitura alega que “o diagnóstico rápido que detecta a presença de antígeno é útil na fase aguda da doença, desafogando as filas nos hospitais e auxiliando nas tomadas de decisões imediatas, como o isolamento do paciente positivo até o recebimento do teste confirmatório”.

A empresa escolhida também deverá fornecer, em regime de comodato, três aparelhos para leitura com a tecnologia de imunofluorescência ao Hospital Municipal Raul Sertã, Hospital Maternidade Doutor Mário Dutra de Castro e a Policlínica Sylvio Henrique Braune, sendo estes dispositivos necessários e indispensáveis para a realização dos testes. A empresa deverá fornecer, ainda, treinamento para todos os técnicos de laboratório que realizarão os testes, bem como sobre a manutenção e manuseio do aparelho. Deverá fornecer papel termossensível para emissão de resultados, controles, calibradores bem como as atualizações disponíveis do aparelho se necessário. Os kits deverão ser entregues de forma única e imediata, respeitando sempre o prazo de validade.  A empresa também deverá apresentar certificado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra