Prefeitura anuncia que vai comprar mais 1.075 testes, sem licitação

Apesar de reconhecer que estava sem kits rápidos, município também anunciou que recebeu nesta sexta 4 mil adquiridos recentemente
sexta-feira, 04 de setembro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Prefeitura anuncia que vai comprar mais 1.075 testes, sem licitação

A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou que vai comprar mais 1.075 testes de Covid-19 de forma emergencial, com dispensa de licitação. A informação consta na edição de sexta-feira, 4, do Diário Oficial eletrônico do município. De acordo com o ato oficial, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Logística vai realizar uma pesquisa de mercado para a aquisição dos referidos testes.

Os testes que serão adquiridos são do tipo para pesquisa do antígeno de Covid-19 específico para o núcleo proteína do Sars-CoV2 por imunofluorescência com swab para coleta nasofaringe. Para justificar a compra, a prefeitura levou em consideração o crescente número de casos confirmados de Covid-19 em todo país, sobretudo em Nova Friburgo.

Ainda segundo o termo de referência, o teste rápido comum só detecta a presença do anticorpos após o oitavo ou décimo dia após o surgimento dos sintomas, já através da pesquisa de antígeno é possível detectar a doença a partir do segundo dia após o aparecimento dos sintomas. Em casos de pacientes assintomáticos que precisam ser internados na unidade hospitalar, é possível realizar o teste implicando que a pessoa seja imediatamente internada no setor correto, evitando contaminações de terceiros, bem como sua própria contaminação, caso teste negativo.

Prefeitura se manifesta

Em nota divulgada à imprensa no início da noite desta sexta-feira, 4, a Prefeitura de Nova Friburgo deu mais detalhes sobre essa compra e a anterior de testes - também noticiada em A VOZ DA SERRA em meados de agosto. Confira a nota, na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na manhã desta sexta-feira, 4, um total de  4.000 testes do tipo IGM/IGG bandas separadas/ imunofluorescência, que serão usados no Hospital Municipal Raul Sertã, Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro e no Laboratório da Unidade de Saúde Sílvio Henrique Braune, de acordo com o protocolo desenvolvido pela Secretaria para o público preconizado. Esses testes foram adquiridos com a verba destinada pela Câmara Municipal e custaram R$ 356 mil. O restante do valor será destinado à compra de testes que fazem pesquisa de antígeno por imunofluorescência, com o resultado imediato, que constam no início desta reportagem. Estes, que estão na fase de cotação, serão exclusivos para o Hospital Raul Sertã, evitando que a doença se propague entre os pacientes internados. No momento não há testes rápidos no município. Em resposta à requisição, a Secretaria Estadual de Saúde informou que não tem autorização do Governo Federal para repassar os testes para Secretaria Municipal de Saúde”.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra