Prazo vence e obra da Vigilância em Saúde ainda não foi concluída

Intervenção ao custo de mais de R$ 195 mil já deveria ter sido entregue, mas, pelo que se vê do exterior, as obras ainda não terminaram
quinta-feira, 17 de dezembro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
O imóvel da Vigilância Sanitária (Fotos: Henrique Pinheiro)
O imóvel da Vigilância Sanitária (Fotos: Henrique Pinheiro)

 

Terminou nesta quarta-feira, 16, o prazo para entrega da obra de reforma de telhado, limpeza e confecção de calhas da casa que sedia a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (antigo posto de saúde ou Fundação Leão XIII), localizada na esquina das ruas Augusto Cardoso com Eugênio Müller, no Centro. A obra está (ou estaria) sendo promovida pela empresa GNV Motta Pinto Construções e Reformas, ao custo de R$ 195.185,74, com recursos do Governo Federal e da Prefeitura de Nova Friburgo.

De acordo com a placa da obra, a intervenção foi iniciada no dia 20 de julho deste ano e deveria ter ficado pronta nesta quarta-feira, 16. No entanto, o que se vê do lado de fora não parece uma obra concluída, tampouco em andamento. Há algumas semanas ninguém é visto trabalhando no local, que apesar de já ter tido o telhado trocado, está trancado, vazio e com alguns materiais espalhados pelo pátio, que já começa a apresentar mato alto.

Apesar de a placa indicar que a obra só foi iniciada em julho, o local já havia sido desocupado para a realização de melhorias desde o final de dezembro de 2019. Um aviso afixado na entrada da sede da Subsecretaria de Vigilância em Saúde informa que, desde então, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, a Vigilância Sanitária e a Gerência de Promoção em Saúde estão funcionando, provisoriamente, no 2º andar da Policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune, no Suspiro. 

Já a Vigilância Epidemiológica e a Saúde do Trabalhador estão alocadas na Avenida Euterpe Friburguense, 93, enquanto a Vigilância Ambiental está funcionando, temporariamente, no Posto de Saúde Tunney Kassuga, em Olaria. Por outro lado, a Fundação Leão XIII está funcionando, por enquanto, na Praça Getúlio Vargas, 71, ao lado dos Correios.

A importância do espaço

Além de estar estrategicamente localizado no centro de Nova Friburgo, numa área valorizada e de fácil acesso, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde desempenha um papel importantíssimo na cidade, sobretudo neste período de pandemia. 

O setor é responsável pela vacinação no município, bem como controle e acompanhamento de outras pragas e doenças, como a dengue, por exemplo. Com as obras na sede, os serviços, obviamente, não foram paralisados, mas acabam sofrendo algum tipo de impacto devido a situação provisória na qual os setores se encontram há praticamente um ano.

O que diz a Prefeitura

Procurada por A VOZ DA SERRA para esclarecer detalhes sobre o andamento da obra, como o que falta para a intervenção ser finalizada; se as obras estariam paradas; por que não havia ninguém trabalhando no local; se há uma previsão de quando deverá ser entregue; e qual o motivo do atraso na entrega da obra na data prevista; até o fechamento desta edição a Prefeitura de Nova Friburgo não deu resposta.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: obra | saúde