Praça interditada na noite deste sábado para mais uma poda de árvores

Operação será realizada neste domingo e no próximo
quarta-feira, 11 de março de 2020
por Jornal A Voz da Serra
A poda em novembro passado (Arquivo AVS)
A poda em novembro passado (Arquivo AVS)

A Prefeitura de Nova Friburgo realizará mais uma etapa da poda dos eucaliptos e demais árvores da Praça Getúlio Vargas neste domingo, 15, e no próximo, 29. Os órgãos envolvidos nessa operação promoverão uma série de ações voltadas para a segurança, tanto da equipe responsável pelos cortes quanto de moradores, pedestres e veículos. 

Seguindo o protocolo do Corpo de Bombeiros, a praça e seus arredores deverão ser interditados para circulação de pessoas e veículos. Militares do 6º Grupamento de Bombeiros realizarão os cortes dos galhos. A Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana fará o primeiro bloqueio, para evitar o estacionamento de veículos na pista do lado par da praça, no trecho entre a Estação Livre (antiga rodoviária urbana) e a Rua Farinha Filho, a partir da noite do próximo sábado, 14, e no domingo, 15, das 7h às 15h.

Uma alternativa para os motoristas será o acesso pela Rua Almirante Barroso (antiga Nibra), passando pelas ruas Augusto Spinelli (com mão dupla em toda a sua extensão) e Farinha Filho. A circulação de pedestres na área de trabalho será restrita e controlada pela Guarda Civil Municipal. A restrição exige isolar todo o local, incluindo a praça, a via de tráfego e a calçada onde existem marquises. Toda área estará devidamente sinalizada por fitas zebradas, placas, gradis e com a presença de agentes para orientação.

A operação contará com apoio da concessionária de energia elétrica Energisa, que fará a interrupção do fornecimento de energia durante a ação. A empresa está encarregada de comunicar aos moradores e comerciantes da área sobre o desligamento programado para a ação dentro do prazo estabelecido em seus protocolos.

A segunda etapa da operação de poda de galhos secos, mortos ou muito inclinados das árvores na Praça Getúlio Vargas está programada para o dia 29. Por conta desta ação, a via lateral do lado ímpar da praça será interditada pela Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, no trecho entre a agência da concessionária Energisa e o Friburgo Shopping. A Rua Galeano das Neves (rua do INSS) não será interditada, sendo mantido, portanto, o ponto regulador dos ônibus que ligam o Centro aos bairros da região Sul. A feirinha de artesanato será suspensa nos dois dias da operação. 

Participam da operação de poda dos galhos as secretarias de Meio Ambiente, Defesa Civil, Ordem e Mobilidade Urbana, Guarda Civil Municipal, Fundação Dom João VI, grupo de trabalho instituído pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC da Praça), Corpo de Bombeiros e Energisa.

A última vez que a Praça Getúlio Vargas passou por poda de limpeza com remoção de galhos secos ou mortos foi em novembro de 2019.  O serviço tornou-se necessário após ter sido realizada uma inspeção técnica conjunta, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e o Grupo de Trabalho instituído pelo TAC, que indicou a necessidade de cortar galhos secos, mortos ou inclinados em pelo menos 21 árvores (não apenas eucaliptos) da praça.

Inúmeros problemas estruturais 

A Praça Getúlio Vargas é um patrimônio e um dos cartões postais de Nova Friburgo, mas o espaço, reduto de entretenimento, comércio e descanso para muitos transeuntes, tem sofrido cada vez mais com problemas estruturais já bem conhecidos dos friburguenses e que foram evidenciados em uma reportagem de A VOZ DA SERRA, no final de 2019. 

Questionada na época sobre os problemas como falta de iluminação, fiação exposta, bancos e brinquedos quebrados, a prefeitura informou que “a iluminação nesses pontos do centro da cidade seria totalmente revisada até o final do ano (2019)”. Mas esse reparo prometido não aconteceu.

Em outra reportagem realizada no mês passado, constatamos que no parquinho, a preocupação de muitos pais é com brinquedos quebrados que podem colocar seus filhos em risco. Saindo do parquinho e avançando pela Praça Getúlio Vargas flagramos novamente os mesmos problemas de dezembro passado. As reclamações constantes da falta de uma iluminação, fios expostos, sujeira e bancos quebrados também entram na lista de reclamações. 

O que disse a prefeitura na época

A Prefeitura de Nova Friburgo informou, em nota, que o parquinho em frente à Estação Livre será reformado, o que inclui a troca dos brinquedos por novos. Enquanto isso, o espaço passa, regularmente, por manutenção. A prefeitura destacou ainda que não serão feitas grandes intervenções na Praça Getúlio Vargas até que se iniciem as escavações arqueológicas, conforme determinação prevista em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A respeito da iluminação, uma empresa contratada pela prefeitura vai renovar todo o parque de iluminação da Praça Getúlio Vargas substituindo as lâmpadas atuais por outras, de LED.

 

LEIA MAIS

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos

Estreia foi com o ambientalista Jorge Natureza, que falou sobre impactos da erosão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra