Planetário de Friburgo retoma atividades de forma gradual

Espaço conta com réplicas de trajes espaciais e outras curiosidades
sexta-feira, 27 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O Planetário por dentro (Arquivo AVS)
O Planetário por dentro (Arquivo AVS)

O Planetário de Nova Friburgo, localizado na Via Expressa, no bairro Olaria, retomou as atividades nesta sexta-feira, 27. As atividades foram suspensas devido a pandemia e, para marcar o retorno, seguindo os padrões sanitários permitidos, inclusive com o cumprimento das normas, será realizada a exposição "Columbia - 40 anos". As sessões de cúpula continuam suspensas, sendo permitido apenas as visitações às salas de exposição mediante agendamento.

A exposição "Columbia - 40 anos" relembra e comemora o aniversário do lançamento inaugural do primeiro ônibus espacial norte americano, um marco na história em que o sucesso do programa de ônibus espacial está diretamente ligado à Estação Espacial Internacional, seu maior legado. Além disso, haverá algumas novidades à medida que as restrições, por conta da pandemia, forem diminuindo. São elas a volta do "Telescópio na Praça ", em que telescópios são montados em praças de comunidades friburguenses para análise da população, e a "Música com as Estrelas", em que será possível a observação do céu junto com apresentação musical de bandas de Nova Friburgo.

As visitas poderão ser realizadas em grupos reduzidos e agendadas pelo telefone (22) 99213-3790, pela página do Clube de Astronomia (Canf), no Facebook, ou na Secretaria Municipal de Educação.

O Planetário de Nova Friburgo foi inaugurado em 2002 e conta com três espaços básicos: o prédio da cúpula de projeção, com sala sob a cúpula, a sala de astronomia e a sala de astronáutica. O acervo do planetário conta com réplicas de trajes espaciais, simulador de módulo de pouso, terrário de Marte, rochas e meteoritos, cúpula de projeção do céu, telescópios, entre outros.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: