Planetário de Friburgo passará a se chamar Reinaldo Ivanicska

Projeto aprovado pela Câmara Municipal homenageia o legado do ex-diretor e grande entusiasta da unidade, falecido no ano passado
sexta-feira, 18 de julho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Os vereadores de Nova Friburgo aprovaram, por unanimidade, na sessão ordinária da última quinta-feira, 17, um projeto de lei que autoriza a prefeitura a passar a denominar o planetário do município com o nome do saudoso professor e ex-diretor daquela unidade, Reinaldo Kiss Ivanicska Júnior, que faleceu em março do ano passado. 

A autoria do projeto é do vereador Cláudio Damião (PT) que justificou a homenagem em nome do legado de Ivanicska, tanto na difusão da astronomia, como na projeção do Planetário de Nova Friburgo, que funciona anexo ao Ciep Licínio Teixeira, na via expressa, no bairro Olaria. 

O professor Reinaldo Ivanicska era servidor municipal e trabalhava como professor do ensino fundamental e também atuava como diretor do planetário, destacando-se como grande entusiasta da unidade, onde promoveu diversos debates sobre temas ligados à astronomia. Por ocasião da morte de Ivanicska, o Observatório Nacional emitiu nota de pesar e destacou a parceria dele com o órgão, no qual atuou como parceiro no projeto "Céu em sua casa: observação remota”, no qual contribuiu de forma significativa para levar o conhecimento sobre astronomia para o público em geral. 

“Ele não se limitou a ser apenas um educador nas disciplinas das ciências exatas, mas se destacou como um visionário que investiu sua existência na divulgação do saber e no enaltecimento do Planetário de Nova Friburgo”, destacou o Observatório Nacional, em nota.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: